Ação de testagem de Hepatite B e C
Ação de testagem de Hepatite B e CFoto: Caio Danyagil/ Folha de Pernambuco

Uma ação realizada em parceria entre a Prefeitura do Recife, o Governo de Pernambuco e o Instituto do Fígado de Pernambuco realiza, durante esta quarta-feira (17), exames de testagem rápida para Hepatite B e C, no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da Capital. A ação - alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, comemorado no dia 28 deste mês - tem como objetivo conscientizar a população acerca da doença e de realizar o diagnóstico precoce. As testagens tiveram início às 9h30 e seguem até às 15h.

De acordo com a presidente do Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos – NAPHE, Lais Coutinho, o tratamento e diagnósticos precoces são a chave para resolver a problemática. “As hepatites são doenças silenciosas. A sua manifestação só ocorre quando se está em um grau elevado e quanto mais cedo o paciente souber que tem a doença, mais rápido será o tratamento e, consequentemente, a sua cura”, relatou. “Vamos orientar como prevenir a doença. Não vamos focar em apenas detectar a problemática, o nosso foco vai ser dedicado em como prevenir e transformar as pessoas que participam destas testagens em agentes multiplicadores”, complementou Lais.

Leia também:
Casos de hepatite A têm queda de 95% em Pernambuco
Liminar quebra patente sobre o Sofosbuvir, medicamento indicado para a hepatite C

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que no ano de 2018, Pernambuco diagnosticou 217 casos de hepatite B e 198 de hepatite C. Se comparados aos dados divulgados no ano de 2017, os casos de hepatite B sofreram um aumento aumento de 14% enquanto os casos de hepatite C registraram uma queda de 16%.

A população presente durante a ação pôde contar com a testagem rápida cujo resultado demora apenas 30 minutos. “Acho que esse ato é muito importante para a saúde da população. Eu não sabia que isso estava acontecendo. Eu vim caminhar aqui pelo Parque e acabei sabendo de última hora e achei a ideia muito interessante e muito boa”, relata a comerciante Ana Elisabete, 38.

“Acredito que a precaução seja a melhor solução. Como eu soube através dos meus amigos da ação, aproveitei que já estava lendo por aqui [na Jaqueira] e, já que não demora muito, vim fazer o exame para saber se tenho algo. O resultado foi negativo. Mas, é sempre bom se precaver”, afirma a estudante universitária Heloisa Farias, 20.

Por ser uma doença tida enquanto silenciosa, os profissionais da Saúde do Recife sugerem que a população faça a testagem rápida. “Se faz necessário ter uma atenção mais especial porque quando se tem o diagnóstico, provavelmente, o paciente já está na fase crônica da doença. Os sinais iniciais podem ser totalmente inespecíficos como se fosse uma virose normal ou pode vir aquela sintomatologia prática da hepatite: olhos e peles amarelados, fezes esbranquiçadas. O cuidado precisa ser redobrado, pois, pode acontecer da pessoa desencadear um câncer de fígado”, alerta o chefe do Setor de IST/Aids/HV da Prefeitura do Recife, Alberto Enildo.

Calendário
Entre os dias 18 e 27 de julho, o ônibus do projeto Prevenção para [email protected] ofertará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do Festival de Inverno de Garanhuns. No dia 18 e entre 22 e 25, as testagens serão realizadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já entre os dias 19 e 21 e 26 e 27, a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.

As próximas paradas serão em Goiana (29 de julho) e Recife (31 de julho). Anteriormente, a iniciativa esteve em cidades do Sertão (Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada), Zona da Mata (Limoeiro e Palmares) e Agreste (Caruaru). Em todas, também está sendo realizada a Jornada de Hepatites Virais, que tem capacitado profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento.

Ação de testagem de Hepatite B e C
Ação de testagem de Hepatite B e CFoto: Caio Danyagil/ Folha de Pernambuco
Testagem Hepatite B e C
Testagem Hepatite B e CFoto: Caio Danyagil/ Folha de Pernambuco

veja também

comentários

comece o dia bem informado: