Sintomas do sarampo
Sintomas do sarampoFoto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (18), mais um caso de sarampo no município de Taquaritinga do Norte. A criança tem seis meses, teve os inícios dos sintomas em agosto e foi notificada por um por um serviço de saúde da Paraíba. O menino retornou para sua cidade natal e já está bem.

Com esse caso, 15 foram totalizados no Estado: seis em Taquaritinga do Norte (incluso um óbito), três no Recife, três em Caruaru, um em Frei Miguelinho, um em Santa Cruz do Capibaribe e um em Vertentes. Até o dia 13 deste mês, Pernambuco notificou 673 casos suspeitos de sarampo, com 98 descartes, 15 confirmações e o restante em investigação.

Desde a segunda quinzena de agosto ficou estabelecida a vacinação da tríplice viral no Brasil entre crianças de 6 a 11 meses. Em Pernambuco, 68 mil crianças dessa faixa etária é totalizada.

Mais de 750 mil doses da vacina tríplice viral foram distribuídas para o os municípios de Pernambuco, desde janeiro. Deste número, 242 mil foram distribuídas entre os meses de agosto e setembro.

Leia também:
Rara, falha na vacina contra o sarampo pode acontecer
Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo
Profissionais de saúde do Recife recebem capacitação sobre sarampo e arboviroses
Contra sarampo, bebês com menos de seis meses receberão vitamina A


A vacina nas crianças de seis a 11 meses devem ser consideradas como “dose zero”. Sendo assim, é necessário continuar com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose, e terminando com um reforço aos 15 meses.

Os municípios do Agreste, realizam neste sábado (21), um dia D de vacinação contra o sarampo , para as crianças de seis meses a quatro anos de, sendo a 1° ou a 2° dose.

“Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nossos esforços continuam sendo para imunizar crianças, público que, ao adoecer pelo sarampo, tem mais risco de ter um quadro mais grave, podendo ir a óbito. A vacina contra a doença é ofertada de rotina nos postos de saúde, mas esse Dia D vem para auxiliar os pais e responsáveis a ter mais um momento para levar os meninos e meninas a serem imunizados. Teremos uma campanha nacional em outubro contra o sarampo para essa população, mas quanto antes for aplicada a vacina, mas rápido a criança estará protegido e afastamos o risco de adoecimento. Com exceção dos municípios da IV Geres, que anteciparão o Dia D, os demais municípios seguirão o calendário nacional”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. Em novembro haverá uma mobilização nacional para adultos entre 20 e 29 anos.

Os municípios do Agreste são: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Perfil dos casos confirmados:

Recife (3)
3 casos (sexo feminino de 16 e 19 anos, sexo masculino de 26 anos)

Caruaru (3)
3 casos (sexo masculino de 17 e 22 anos; sexo feminino de 17 anos)

Taquaritinga do Norte (6)
5 casos (sexo masculino de 6 meses, de 7 meses – óbito –, de 10 meses, 18 anos e 31 anos; e sexo feminino de 10 meses)

Frei Miguelinho (1)
1 caso (sexo masculino de 21 anos)

Santa Cruz do Capibaribe (1)
1 caso (sexo masculino de 17 anos)

Vertentes (1)
1 caso (sexo masculino de 20 anos)

Para identificar a doença, o paciente apresenta febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, ou conjuntivite independente da situação vacinal.

Pernambuco não registra caso de sarampo com transmissão sustentada por um período acima de um ano, desde 2000.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: