O Ministério pretende vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.
O Ministério pretende vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou a ser executada nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do Brasil. A campanha abrange dois novos grupos: as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias e adultos com faixa etária entre 20 e 29 que não estão com a carteira de imunização em dia. A vacinação para as crianças vai desta segunda até o próximo dia 25. Já as vacinações para o segundo grupo devem ter início no dia 18 de novembro. Nos períodos de realização da campanha, a vacina será destinada exclusivamente ao público-alvo.

O abastecimento da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, nos postos da rede pública é constante, no entanto, o Ministério da Saúde efetuou a compra um estoque de 60,2 milhões de doses a fim de abastecer os municípios. O Ministério pretende vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

Leia também:
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa segunda
Pesquisa sobre saúde alimentar das crianças inicia mais uma fase nesta segunda
PE contabiliza 731 casos suspeitos de sarampo no ano; 23 foram confirmados


No Recife, 170 postos da rede municipal receberão o reforço. Além disso, nove unidades devem funcionar em horário especial, das 8h às 21h. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, pelo menos duas unidades devem disponibilizar o atendimento noturno por dia. “A campanha está sendo voltada para as crianças por conta do maior risco. Apesar de uma procura maior nos últimos meses, ainda consideramos que não estamos com uma cobertura suficiente no Recife”, afirmou.

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na foto, Elizabeth Azobel, coordenadora do programa de imunização do Recife.

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na foto, Elizabeth Azobel, coordenadora do programa de imunização do Recife. - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco.

A campanha contará ainda com dois “Dias D” de mobilização. Para o grupo das crianças com idade inferior a cinco anos, o Dia D acontecerá no dia 19 de outubro. Para os jovens com idade entre 20 e 29 anos, a campanha culmina no dia 30 de novembro. Azoubel afirma que, nos Dias D a demanda deve ser maior. “Os dias especiais, geralmente sábados, atendem pessoas que não podem ir aos postos nos dias de semana”, disse a coordenadora.

“Não podemos deixar que a cobertura do sarampo caia. O ideal é que pelo menos 95% das crianças tomem as duas doses da vacina. Por isso é importante que os pais ou responsáveis tragam as crianças que ainda não tomaram as duas doses”, disse Elizabeth. No Recife, a cobertura vacinal da primeira dose está em 90%. Já a da segunda está em 75%, um valor vinte pontos percentuais abaixo do ideal. 

No Recife, foram confirmados, até o momento, três casos de sarampo; outros 67 ainda estão em investigação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram registrados 731 casos suspeitos de sarampo em Pernambuco no ano; 23 deles foram confirmados por meio de análises laboratoriais. Um bebê de sete meses morreu na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste.

Serviço
Lista dos postos de saúde com sala de vacinação
Unidades com horário de funcionamento estendido

veja também

comentários

comece o dia bem informado: