Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
Luiz Henrique Mandetta, ministro da SaúdeFoto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo vírus causador do novo coronavírus (Covid-19).Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Leia também:
Paraíba tem primeiro caso suspeito de coronavírus; homem desembarcou no Recife
São Paulo tem primeiro caso concreto de coronavírus, paciente aguarda contraprova
Mulher é o primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Pernambuco

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em uma situação de um país tropical, em pleno verão. Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Na última sexta-feira, as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: