Suspensão da meia passagem começa a valer neste domingo
Suspensão da meia passagem começa a valer neste domingoFoto: Ed Machado/Arquivo Folha

O direito à meia passagem aos domingos com o cartão VEM Comum estará suspenso a partir deste domingo. A decisão foi tomada pelo presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Marcelo Bruto e vai vigorar enquanto durarem as medidas restritivas do Governo do Estado. É mais uma iniciativa que visa amplificar o isolamento social na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O valor reduzido pela metade na passagem aos domingos, através do VEM Comum, foi implantado em 2017 como forma de estimular a circulação de passageiros pela Região Metropolitana em um dia que, naturalmente, a demanda é baixa. A resolução acompanha a quarentena determinada na RMR, atualmente até o dia 31 deste mês.

Leia também:
Houve aumento da frota de ônibus após a implementação do rodízio de veículos, em Pernambuco
Grande Recife fiscaliza uso obrigatório de máscaras no ônibus

O Grande Recife Consórcio de Transporte realizou uma série de ações para diminuir as aglomerações nos transportes coletivos, dando prioridades aos profissionais de serviços essenciais. De acordo com o Consórcio, "a limpeza dos terminais integrados foi reforçada com a higienização dos ônibus, corrimãos, lavagem das paredes e plataformas de embarque e desembarque, além das marcações no piso que orientam para uma distância segura nas filas.

Nos terminais integrados, facilitadores de embarque e policiais também estão posicionados para auxiliar no acesso às linhas. A orientação é que a liberação de saída dos ônibus seja realizada no momento que todos os passageiros estiverem sentados, atendendo à recomendação de uma portaria conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria de Saúde. Se houver risco de superlotação ao longo do percurso, o motorista é responsável pelo controle da entrada de novos usuários.

O Consórcio também disponibilizou ônibus extras nos terminais com o intuito de evitar a superlotação, especialmente nos horários de pico, principal faixa que ameaça o equilíbrio de passageiros. Nos últimos dias, mesmo após a ampliação das medidas restritivas, vários coletivos excederam a capacidade prevista. O Grande Recife também determinou a disponibilização de carros extras nos TIs de maior demanda para evitar aglomerações e, consequentemente, que os veículos saiam cheios. Em razão da queda da demanda, 1350 ônibus (50% da frota comum) estão em circulação.


Mudança

O Grande Recife informou que vai alterar o itinerário de três linhas de ônibus que passam pelo cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Avenida Rui Barbosa e a Rua João Fernandes Vieira. A alteração acontece por conta da mudança da circulação de veículos na região. As linhas afetadas são Setúbal (Príncipe), Brasília (Conde Da Boa Vista) - via Príncipe e Setúbal (Conde Da Boa Vista) - via Rua do Príncipe aos sábados. Confira, abaixo, como fica o novo percurso dos coletivos:

039 - Setúbal (Príncipe)

Sentido subúrbio/cidade: ...Ponte José de Barros Lima, Avenida Governador Agamanon Magalhães, acesso na 1ª agulha (em frente ao Empresarial Isaac Newton) à pista local leste da Avenida Agamenon Magalhães, pista local leste da Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Fernandes Vieira (contorno da Praça do Parque Amorim), pista local leste da Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Montevidéu, Rua Tabira, Avenida João de Barros...

014 - Brasília (Conde Da Boa Vista) - via Príncipe
032 - Setúbal (Conde Da Boa Vista) - via Rua do Príncipe aos sábados

Sentido cidade/subúrbio: ...Avenida Conde da Boa Vista, Rua Dom Bosco, Avenida Fernandes Vieira (contorno da Praça do Parque Amorim), pista local leste da Avenida Governador Agamenon Magalhães, Avenida João de Barros, Rua do Príncipe...

Com as alterações no percurso, as três linhas deixarão de atender a parada nº 180185 localizada na pista local leste da Avenida Agamenon Magalhães, na pracinha em frente ao Bompreço, do Parque Amorim, sentido Recife/Olinda. A opção para o usuário passa a ser a parada nº 180186 que fica nesta mesma via, logo após o Bompreço, antes da pracinha da Rua Montevidéu.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: