Pandemia

Nova Zelândia e Austrália suspendem lockdown após quase zerarem novos casos da Covid-19

Até esta quarta, a Nova Zelândia registrou 2.340 casos e 26 mortes por coronavírus

Jacinda Ardem, primeira-ministra da Nova ZelândiaJacinda Ardem, primeira-ministra da Nova Zelândia - Foto: Mary Melville/AFP

Depois de quase zerarem os novos casos de Covid-19, Nova Zelândia e Austrália anunciaram, nesta quarta-feira (17), a suspensão do lockdown regional imposto em ambos os países para contenção do coronavírus.

Em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia, o confinamento havia sido imposto no último domingo (14) depois que três novas infecções foram confirmadas.

Nesta quarta, a primeira-ministra Jacinda Ardern suspendeu as restrições mas disse que manterá a cidade em alerta. Poucas horas depois do anúncio, outros dois casos foram confirmados.

 



"Não temos uma epidemia generalizada, mas simplesmente uma pequena cadeia de transmissão que é administrável por meio dos nossos procedimentos normais de rastreamento e de análise dos casos de contato", disse a premiê.

Na Austrália, o confinamento de cinco dias no estado de Victoria também acabou nesta quarta. Não houve novos casos confirmados em um hotel de quarentena em Melbourne, que havia sido a origem do último surto.

O premiê do estado, Daniel Andrews, afirmou, porém que máscaras continuarão sendo obrigatórias tanto em ambientes internos quanto externos e as regras de distanciamento permanecem vigentes.

"Em um sentido mais amplo, estamos seguros e abertos", disse Andrews em uma entrevista coletiva, acrescentando a ressalva de que o último surto pode não ter sido ainda totalmente contido.

Até esta quarta, a Nova Zelândia registrou 2.340 casos e 26 mortes por coronavírus, enquanto a Austrália confirmou 28.911 infecções e 909 óbitos, de acordo com os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

 

Veja também

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes
Estados Unidos

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes

Arévalo comemora nova relação da Guatemala com EUA após anos de 'desconfianças'
Guatemala

Arévalo comemora nova relação da Guatemala com EUA após anos de 'desconfianças'