Novas rotas cicloviárias serão inauguradas em outubro no Recife

Segundo a Prefeitura do Recife, com as inaugurações das ciclofaixas Boa Vista, Setúbal e Jequitinhonha, a capital pernambucana passará a ter 93,4 km de rotas para ciclistas

Expansão da malha cicloviária da cidade do Recife para mais de 93 kmExpansão da malha cicloviária da cidade do Recife para mais de 93 km - Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco

A malha cicloviária do Recife aumentará a partir de outubro. Serão entregues 6,5 quilômetros em rotas cicloviárias que serão implantadas na área central e na Zona Sul da Cidade. Segundo a Prefeitura do Recife, com as inaugurações das ciclofaixas Boa Vista, Setúbal e Jequitinhonha, a Capital pernambucana passará a ter 93,4 km de rotas para ciclistas.

Boa parte dos novos trechos estarão localizados na Zona Sul. A ciclofaixa Setúbal deve receber mais de 2,5 quilômetros de extensão e seguirá pela avenida Marechal Juarez Távora, em um trecho que fica entre a avenida Lino Jordão e a rua Cosmorama. O novo trecho também deve se ligar à ciclovia da rua João Cardoso Aires, no bairro de Boa Viagem. A rota ainda deve seguir pela avenida Vinte de Janeiro e rua Camboim até a rua Dez de Julho, conectando-se novamente com o trecho já existente da Ciclofaixa Setúbal, onde os ciclistas poderão fazer uma conexão com a ciclovia da orla de Boa Viagem. O trecho passará a contar com 7 quilômetros ao todo.

Leia também:
Ciclovia Jornalista Graça Araújo é inaugurada
Recife amplia sua malha cicloviária com estrutura na avenida Mário Melo

A Ciclofaixa Jequitinhonha receberá uma ampliação e passará a abranger um trecho de 4,6 quilômetros de extensão. Parte da via seguirá pela rua Visconde de Jequitinhonha, a partir da rua João Cardoso Aires, até as rua José Paraíso, José Domingues da Silva, Feliciano José de Farias, Dona Uzinha Nunes e Padre Cabral. O outro trecho seguirá pela rua Visconde de Jequitinhonha, a partir da rua Armindo Moura, até a divisa com Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Na rua Visconde de Jequitinhonha, a ciclofaixa deve ficar ao lado de vagas de estacionamento; portanto, os ciclistas poderão circular à esquerda dos veículos estacionados.

Em relação aos novos trechos da malha localizados ao lado de vagas de estacionamento, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) indica que não há problema na posição, mas ressalta que quem pedala deve ser protegido. "Pelo o que notamos, a Ciclofaixa da Jequitinhonha ficou muito estreita e não há uma faixa de segurança entre o estacionamento e a ciclofaixa. Portanto, um motorista desatento poderá oferecer o risco a quem passar de bicicleta ao abrir a porta, já que esta será aberta tomando o espaço da ciclofaixa", alerta Daniel Valença, representante da associação.

Já a ciclofaixa bidirecional Boa Vista passará por um processo de expansão e receberá um trecho que deve seguir pela rua da Aurora até a avenida Conde da Boa Vista. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os equipamentos de sinalização nos trechos serão revitalizados e, em alguns pontos, novas sinalizações serão instaladas. A maior parte dos percursos passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h ou 30 km/h.

Além disso, o órgão afirma que serão disponibilizadas equipes de agentes e orientadores “para realizar o trabalho de monitoramento e orientação nos locais”. Motoristas que descumprimem as sinalizações podem ser multados. Em caso de estacionamento, a infração é grave (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH). Quem transitar na ciclofaixa, por outro lado, deve ser multado em R$ 880,41 e receber 7 pontos na carteira, infração considerada gravíssima multiplicada por três.

Novas ciclofaixas devem servir como complemento às rotas cicloviárias já existentes

Novas ciclofaixas devem servir como complemento às rotas cicloviárias já existentes - Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

Veja também

Primeira pessoa curada do HIV está morrendo de leucemia, diz o parceiro
Mundo

Primeira pessoa curada do HIV está morrendo de leucemia, diz o parceiro

Usar identificação pode salvar a vida do pet
FOLHA PET

Usar identificação pode salvar a vida do pet