Novas rotas cicloviárias serão inauguradas em outubro no Recife
Segundo a Prefeitura do Recife, com as inaugurações das ciclofaixas Boa Vista, Setúbal e Jequitinhonha, a capital pernambucana passará a ter 93,4 km de rotas para ciclistas
A malha cicloviária do Recife aumentará a partir de outubro. Serão entregues 6,5 quilômetros em rotas cicloviárias que serão implantadas na área central e na Zona Sul da Cidade. Segundo a Prefeitura do Recife, com as inaugurações das ciclofaixas Boa Vista, Setúbal e Jequitinhonha, a Capital pernambucana passará a ter 93,4 km de rotas para ciclistas.
Boa parte dos novos trechos estarão localizados na Zona Sul. A ciclofaixa Setúbal deve receber mais de 2,5 quilômetros de extensão e seguirá pela avenida Marechal Juarez Távora, em um trecho que fica entre a avenida Lino Jordão e a rua Cosmorama. O novo trecho também deve se ligar à ciclovia da rua João Cardoso Aires, no bairro de Boa Viagem. A rota ainda deve seguir pela avenida Vinte de Janeiro e rua Camboim até a rua Dez de Julho, conectando-se novamente com o trecho já existente da Ciclofaixa Setúbal, onde os ciclistas poderão fazer uma conexão com a ciclovia da orla de Boa Viagem. O trecho passará a contar com 7 quilômetros ao todo.
Leia também:
Ciclovia Jornalista Graça Araújo é inaugurada
Recife amplia sua malha cicloviária com estrutura na avenida Mário Melo
A Ciclofaixa Jequitinhonha receberá uma ampliação e passará a abranger um trecho de 4,6 quilômetros de extensão. Parte da via seguirá pela rua Visconde de Jequitinhonha, a partir da rua João Cardoso Aires, até as rua José Paraíso, José Domingues da Silva, Feliciano José de Farias, Dona Uzinha Nunes e Padre Cabral. O outro trecho seguirá pela rua Visconde de Jequitinhonha, a partir da rua Armindo Moura, até a divisa com Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Na rua Visconde de Jequitinhonha, a ciclofaixa deve ficar ao lado de vagas de estacionamento; portanto, os ciclistas poderão circular à esquerda dos veículos estacionados.
Em relação aos novos trechos da malha localizados ao lado de vagas de estacionamento, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) indica que não há problema na posição, mas ressalta que quem pedala deve ser protegido. "Pelo o que notamos, a Ciclofaixa da Jequitinhonha ficou muito estreita e não há uma faixa de segurança entre o estacionamento e a ciclofaixa. Portanto, um motorista desatento poderá oferecer o risco a quem passar de bicicleta ao abrir a porta, já que esta será aberta tomando o espaço da ciclofaixa", alerta Daniel Valença, representante da associação.
Já a ciclofaixa bidirecional Boa Vista passará por um processo de expansão e receberá um trecho que deve seguir pela rua da Aurora até a avenida Conde da Boa Vista. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os equipamentos de sinalização nos trechos serão revitalizados e, em alguns pontos, novas sinalizações serão instaladas. A maior parte dos percursos passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h ou 30 km/h.
Além disso, o órgão afirma que serão disponibilizadas equipes de agentes e orientadores “para realizar o trabalho de monitoramento e orientação nos locais”. Motoristas que descumprimem as sinalizações podem ser multados. Em caso de estacionamento, a infração é grave (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH). Quem transitar na ciclofaixa, por outro lado, deve ser multado em R$ 880,41 e receber 7 pontos na carteira, infração considerada gravíssima multiplicada por três.
Novas ciclofaixas devem servir como complemento às rotas cicloviárias já existentes - Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife