Imunização

Nove capitais têm suspensão total ou parcial da primeira dose da vacina contra Covid-19

Aracaju, João Pessoa, Campo Grande e Salvador suspenderam as aplicações

VacinaVacina - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nove capitais estão, nesta quarta-feira (23), com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 suspensas ou reservadas apenas para alguns grupos e à espera de novas doses, como mostra levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em Aracaju, João Pessoa, Campo Grande e Salvador, a falta de imunizantes levou à suspensão total desta fase. Já capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá e Rio Branco restringiram a grupos seletos devido ao estoque reduzido.

Porto Alegre registrou falta de vacinas para a primeira dose ainda na terça (22) à tarde em alguns dos principais postos de vacinação. A capital gaúcha ampliou o público para pessoas com 50 anos ou mais nesta semana.

Na quarta, quem procurou postos para a primeira dose não encontrou vacinas. A capital gaúcha seguiu atendendo apenas acamados, um número pequeno de pacientes, e quem fez agendamento para a vacinação noturna (das 18h às 21h), que começou nesta semana com doses que foram reservadas. A previsão é vacinar 180 pessoas por dia nesse sistema.

Com a ampliação da faixa etária, a procura pelas primeiras doses aumentou, segundo Caroline Schirmer, diretora de atenção primária da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

A capital segue com a aplicação de segunda dose, mas está perto do fim do estoque, e ainda não há confirmação de data para novas remessas.

"O Brasil tem muita capacidade para vacinação, por todo o histórico de calendário vacinal, então, para Porto Alegre e outros municípios, fazer a vacinação é uma questão tranquila e conseguiríamos fazer de maneira mais célere", diz a diretora. "Falta dose. A gente acaba fazendo as demais atividades da atenção primária, mas para a vacina a gente precisa das doses.”

Em Florianópolis, onde a vacinação foi suspensa na terça, a prefeitura seguia aplicando as primeiras doses  reservadas a grávidas, lactantes e puérperas, com horário marcado– apenas 150 no total. Rio Branco e Cuiabá adotaram medida semelhante nesta quarta.

A capital de Mato Grosso suspendeu a vacinação nesta quarta para todas as faixas etárias e categorias profissionais e segue somente com uma cota de menos de duas mil unidades de Coronavac, reservadas para lactantes. Cuiabá estava vacinando pessoas com 50 anos ou mais.

O único posto de vacinação com doses disponíveis registrou movimento durante todo o dia, após o anúncio. A Secretaria da Saúde de Cuiabá acredita que a capital deve receber novo lote de imunizantes na sexta (25).

Em Curitiba, apesar de a vacinação não ter paralisado, ela segue apenas para trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 18 anos ou mais. Isso porque a quantidade de doses disponíveis não permite que a capital abra a imunização para novas faixas etárias.

Aracaju, João Pessoa, Campo Grande e Salvador suspenderam todas as primeiras doses no início da semana. João Pessoa parou ainda na segunda-feira (21) e aguarda novas doses para retomar as primeiras doses, mas segue vacinando a segunda.

A previsão em Salvador é de retomada na sexta-feira, mas a prefeitura diz que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde sobre a data de encaminhamento de novas vacinas.

Campo Grande está há três dias com a vacinação contra a Covid-19 suspensa para novos públicos e também aguarda a chegada de novas remessas para retomar a imunização, o que prevê ocorrer nesta quinta-feira (24). Além dos grupos prioritários, a capital iniciou a vacinação para pessoas com 46 anos ou mais.

Apesar disso, Mato Grosso do Sul é o estado do País que mais vacinou. Mais da metade do público-alvo recebeu a primeira dose e 20% dos sul-mato-grossenses estão com o ciclo completo da imunização.

Aracaju, que conseguiu atingir a faixa etária dos 40 anos com a vacina, também segue com os trabalhos suspensos. Segundo a prefeitura, 100% das doses enviadas para a capital foram aplicadas. A situação é preocupante, principalmente, porque 98% das UTIs da cidade estão ocupadas.

Na terça, São Paulo também teve a vacinação da primeira dose suspensa, mas foi retomada nesta quarta para pessoas a partir de 49 anos.

Também nesta quarta, o site para agendamento de vacinação do Distrito Federal trazia um aviso: "aguardar nova disponibilidade de vagas". Em seu perfil no Instagram, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que espera novas doses entre quarta e quinta.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter