RESGATE

Nove dos mineiros soterrados em mina na China morreram

Esforços de resgate continuam para encontrar o último mineiro preso, de quem não há notícias no momento

Dos mineiros chineses presos após a explosão, 11 foram resgatados vivosDos mineiros chineses presos após a explosão, 11 foram resgatados vivos - Foto: STR / CNS / AFP

Nove dos 10 mineiros ainda presos a centenas de metros de profundidade em uma mina de ouro no leste da China foram encontrados mortos, anunciou nesta segunda-feira (25) a imprensa estatal chinesa.

Uma explosão em 10 de janeiro em uma mina de ouro em Qixia, na província oriental de Shandong, bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade.

Desde então, 10 morreram, 11 foram resgatados vivos no domingo e um ainda é procurado, informou a agência de notícias Xinhua.

Mas apesar dos "esforços incessantes" das equipes de resgate, "infelizmente nove mineiros foram encontrados mortos" e seus "corpos foram recuperados", disse Chen Fei, prefeito de Yantai - a cidade que administra Qixia.

Os esforços de resgate continuam para encontrar o último mineiro preso, de quem não há notícias no momento.

A deflagração obstruiu o duto de ventilação e danificou o teleférico que permitia que os mineiros subissem à superfície.

Os socorristas tentam há duas semanas resgatar os trabalhadores bloqueados a várias centenas de metros no subsolo e ameaçados pela elevação das águas. Um dos mineiros presos não resistiu aos ferimentos sofridos e morreu na semana passada.

Na manhã de domingo, os enormes obstáculos que obstruíam o duto de ventilação caíram para o fundo, o que facilitou o resgate dos mineiros.

Um contato foi estabelecido há uma semana com eles, presos a cerca de 580 metros de profundidade.

Graças a um cabo metálico introduzido por meio de um duto perfurado na rocha, os socorristas conseguiram enviar alimentos, remédios e telefones a esse grupo de mineiros encontrados.

As operações de perfuração foram complicadas pela estrutura geológica do solo, feito de rochas particularmente duras como o granito.

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter