México

Nove mortos em confronto armado no centro do México

Entre os mortos estão dois policiais, seis supostos criminosos e um transeunte

Confronto armado entre supostos criminosos e policiais deixou pelo menos nove mortos na cidade de CuernavacaConfronto armado entre supostos criminosos e policiais deixou pelo menos nove mortos na cidade de Cuernavaca - Foto: Reprodução/Internet

Um confronto armado entre supostos criminosos e policiais deixou pelo menos nove mortos na cidade de Cuernavaca, localizada no estado central mexicano de Morelos, a cerca de 80 km da Cidade do México, informaram as autoridades locais.

“Atendendo aos relatos de cidadãos sobre a presença de homens armados em vários veículos, elementos da Polícia Preventiva (...) entraram em confronto com civis que portavam armas de diferentes calibres”, afirmou a Secretaria de Proteção ao Cidadão de Cuernavaca, em um comunicado publicado no Facebook.

A autoridade explicou que o confronto começou quando civis armados a bordo de várias vans atacaram várias pessoas que bebiam na rua, então a polícia iniciou uma perseguição para detê-los.

Entre os mortos estão dois policiais, seis supostos criminosos e um transeunte.

Conhecida por seu clima quente, Cuernavaca é a capital do estado de Morelos e um popular destino de férias.

No entanto, a cidade foi abalada pela violência associada ao crime organizado, assim como em várias partes de Morelos, que também faz fronteira com o conturbado estado de Guerrero.

Em 2020, um ataque armado contra pessoas que estavam em um velório nesta localidade deixou oito mortos, incluindo dois menores, e 14 feridos.

O México registra uma taxa de homicídios de 25 casos por 100 mil habitantes. A mídia trip foi aplicada desde 2006, quando o governo da época declarou guerra ao tráfico de drogas, com participação militar. Desde então, o número de pessoas desaparecidas também disparou para mais de 112 mil.

Veja também

Morre turista estadunidense atacada por tubarão nas Bahamas
Mundo

Morre turista estadunidense atacada por tubarão nas Bahamas

Mundo poderá superar limite de 1,5 ºC de aquecimento em sete anos, diz estudo
Aquecimento global

Mundo poderá superar limite de 1,5 ºC de aquecimento em sete anos, diz estudo