Recife

Novo plano de circulação começa a valer no Rosarinho

No primeiro dia da intervanção, o movimento era tranquilo e algumas pessoas ainda pegavam a rua General Abreu e Lima no sentido errado

Novo plano de circulação do bairro do RosarinhoNovo plano de circulação do bairro do Rosarinho - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Começou a valer neste sábado (15) o novo plano de circulação do bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a ideia da intervenção é promover mais segurança viária e melhor ordenamento da circulação das vias. O novo plano de circulação altera o sentido das ruas Neto de Mendonça, Doutor José Maria e General Abreu e Lima e incluir mais travessias para pedestres. Além disso, possibilitará a implantação futura de uma ciclofaixa no local. 

No primeiro dia da intervanção, o movimento era tranquilo e algumas pessoas ainda pegavam a rua General Abreu e Lima no sentido errado. Guardas de trânsito orientavam os condutores. Já a rua Regueira Costa apresentava maior fluxo e alguns pontos com um pouco de engarrafamento, principalmente antes do semáforo na rua Doutor José Maria. 

Com a nova circulação, as ruas Neto de Mendonça, Doutor José Maria e General Abreu e Lima passam a ter sentido único de circulação. A Rua Neto de Mendonça passa a ser mão única a partir da altura da Avenida Conselheiro Rosa e Silva até a Rua Doutor José Maria; já a Rua Doutor José Maria passa a ser sentido único a partir da imediação da Rua General Abreu e Lima até a Avenida Conselheiro Rosa e Silva e a Rua General Abreu e Lima agora tem o fluxo único permitido em direção à Rua Doutor José Maria.

Os condutores que estiverem na Rua Doutor José Maria e desejarem acessar a Rua Neto de Mendonça podem fazer a circulação pelas ruas Simão Mendes, do Futuro e Hoel Sette. Já os que estiverem na Rua Doutor José Maria e desejarem acessar a Rua General Abreu e Lima poderão seguir o percurso: Avenida Conselheiro Rosa e Silva e ruas Neto de Mendonça e General Abreu e Lima. Já os condutores que utilizam a Avenida General Abreu e Lima no sentido Parque da Jaqueira, podem ir pela Rua Regueira Costa como opção de deslocamento. Quem estiver na Avenida Rosa e Silva e desejar acessar a Avenida Norte, pode utilizar a Avenida Santos Dumont.

Os pedestres serão beneficiados com essas mudanças, com 18 novas faixas de pedestres e um semáforo entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua Neto de Mendonça que, apesar de não interferir no fluxo de veículos devido à sincronização com os demais equipamentos, vai promover uma travessia mais segura para os que caminham pela região.
 

Mapa da mudança(Foto: Divulgação/CTTU)

 

Veja também

Saga do TikTok pode chegar ao fim com acordo envolvendo Oracle e Walmart
Aplicativo

Saga do TikTok pode chegar ao fim com acordo envolvendo Oracle e Walmart

Planetários de todo o país terão exibição online terça-feira (22)
Ciência

Planetários de todo o país terão exibição online terça-feira (22)