Novo plano de mobilidade da Ilha do Leite muda sentido de ruas importantes

Frei Matias fica com o sentido invertido em direção à rua Francisco Alves e a Estado de Israel torna-se mão única, a caminho da rua General Joaquim Inácio

avenida Frei Matias Tévis, na Ilha do Leite, será uma das afetadas pelo novo projetoavenida Frei Matias Tévis, na Ilha do Leite, será uma das afetadas pelo novo projeto - Foto: Reprodução/Google Street View

A partir de sábado (27) entra em vigor o novo plano de mobilidade para o bairro da llha do Leite, na área central do Recife. O esquema consiste na implantação de um binário envolvendo as ruas Frei Matias Tevis e Estado de Israel. A Frei Matias fica com o sentido invertido em direção à rua Francisco Alves. Já a Estado de Israel torna-se mão única, a caminho da rua General Joaquim Inácio. Para concluir o binário, o trecho da rua Antônio Gomes de Freitas entre a Frei Matias e a Estado de Israel ficará com apenas um sentido. Esta é a segunda grande mudança no tráfego recifense em duas semanas - dias atrás, foram as vias da Ilha do Retiro que sofreram mudanças.

A intenção da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é melhorar a segurança viária e a fluidez do tráfego. O local conta com diversos hospitais e clínicas. A presidente da instituição, Taciana Ferreira, reforçou a importância da medida lembrando que o bairro possui o maior polo médico da cidade e que as mudanças são necessárias para dar mais mobilidade à região, melhorando o acesso à avenida Governador Agamenon Magalhães.

O novo projeto de mobilidade contempla ainda a implantação de ilhas de travessia para os transeuntes, novos semáforos e faixas de pedestres. No caso das ilhas, uma delas ficará no cruzamento das ruas Francisco Alves com a Frei Matias Tévis, a Antônio Gomes de Freitas e a Prefeito Jorge Martins. Esse ponto irá receber um semáforo para garantir a travessia dos pedestres. O encontro das ruas Estado de Israel com a Lins Petit e a General Joaquim Inácio também terá uma ilha de travessia e um novo sinal.
Agentes e orientadores de trânsito da CTTU ficarão em pontos estratégicos nos primeiros dias, orientando os motoristas e monitorando o tráfego.

Leia também
Bairro da Ilha do Retiro ganha novo esquema de mobilidade
Começa segunda etapa do novo plano de circulação da Ilha do Retiro
CTTU estuda implantar um supercorredor de ônibus


Sugestões
Com a novidade, a CTTU recomenda que motoristas oriundos da Agamenon Magalhães que desejam acessar a rua General Joaquim Inácio entrem à direita na rua João Asfora e à esquerda rua Estado de Israel. Os condutores vindos da rua Prefeito Jorge Martins deverão cruzar a rua Francisco Alves em direção à rua Antônio Gomes de Freitas e a rua Estado de Israel. Já aqueles que seguem pela avenida Lins Petit com destino à rua Estado de Israel deverão utilizar a rua General Joaquim Inácio e realizar o retorno pela Frei Matias Tévis.

Quem segue para a zona Sul ganha uma alternativa: o motorista que vem da rua Frei Matias Tévis poderá girar à direita na Francisco Alves e convergir à esquerda na via local da Agamenon Magalhães, assim, acessando a Ponte José de Barros Lima.

Veja também

Saiba como fazer o teste diagnóstico de Covid-19 pelo plano de saúde
Coronavírus

Saiba como fazer o teste diagnóstico de Covid-19 pelo plano de saúde

Operação da PF investiga sobrepreço no Hospital de Campanha de Aracaju
Coronavírus

PF investiga sobrepreço no Hospital de Campanha de Aracaju