Recife

Novos polos da Academia da Cidade reabrem nesta segunda (28)

A cada semana, oito novos polos voltam às atividades, inicialmente, com avaliação física dos alunos e, na semana seguinte, começam as aulas presenciais

Reabertura das Academias da Cidade se dará de forma gradualReabertura das Academias da Cidade se dará de forma gradual - Foto: Cortesia/Sesau PCR

Mais oito polos do Programa Academia da Cidade (PAC) serão reabertos no Recife. A cada semana, oito novos polos reabrem, inicialmente, com avaliação física dos alunos e, na semana seguinte, começam as aulas presenciais. Próxima semana, haverá 24 polos em funcionamento, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, reabrirão para avaliação física dos alunos. Na semana seguinte, esses polos voltam a ter aulas de ginástica presenciais. Os oito polos em que houve avaliação na semana passada retomam as aulas presenciais nesta segunda.

A volta do funcionamento dos 42 polos está acontecendo de forma gradual. Na próxima semana, serão 24 polos reabertos, seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Convivência com a Covid-19, como cuidados com a higiene, com o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras. Os espaços são sanitizados diariamente.

Na próxima semana, os alunos dos polos do Parque 13 de maio, Chão de Estrelas, Parque Santana, Beira Rio, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Buriti e Jordão Baixo farão avaliação física nos dias e horários agendados com os professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Saúde. A lista de todos os polos que já estão funcionando está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Cada turma pode ter cerca de dez alunos, e a aula tem duração máxima de 40 minutos, para que as equipes possam organizar o espaço para a turma seguinte. Os usuários precisam agendar um horário para frequentar a aula, por telefone, diretamente com o professor, e só devem chegar ao local perto do horário da atividade. Os novatos devem comparecer presencialmente aos polos para agendar avaliação física.

Os usuários que ainda não se sentirem seguros para retomar as aulas presenciais podem continuar tendo acesso às aulas remotamente. Desde março, quando as aulas nos 42 polos da Academia da Cidade foram suspensas, os professores de Educação Física têm promovido, no perfil do PAC no Instagram (@pacrecife), aulas de diversas modalidades, como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos.

http://www.atendeemcasa.pe.gov.brOs conteúdos também podem ser acessados através do site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). A equipe do Programa Academia da Cidade também grava, desde o início da pandemia, conteúdo para o aplicativo Movimenta Recife, em parceria com os profissionais da Secretaria Executiva de Esportes.

Confira a lista dos polos e o cronograma de rabertura:

Veja também

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem
SAÚDE

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem

Newsletter