Veja como denunciar

Número de denúncias de violência contra idosos cresce 65% em Pernambuco; veja como denunciar

Violência contra idosos acontece com mais frequência no ambiente domiciliarViolência contra idosos acontece com mais frequência no ambiente domiciliar - Foto: Felipe Ribeiro

Após o isolamento imposto pela pandemia, com as pessoas passando mais tempo em casa, a violência contra quem já é vulnerável a ela parece ter se agravado no ambiente doméstico. Em levantamento divulgado na terça-feira (4), o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), registrou um aumento no número de denúncias de violações contra o público acima dos 60 anos em Pernambuco.

Em 2021, o órgão recebeu 1.352 queixas, 65,28% a mais que em 2020, quando foram notificadas 818. Ao todo, foram identificadas 3.161 violações de direitos. A notificação de casos também se intensificou na Polícia Civil.

O secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, credita parte desse aumento à maior conscientização social sobre as ações que se configuram como violações contra o público idoso.

“A população está mais empoderada de fazer esse processo de denúncia, já sabendo que seus dados vão ser sigilosos. Não necessariamente a gente pode dizer que houve um aumento da violência em si. O número de violações é maior do que o de denúncias, porque uma só denúncia pode trazer mais de uma violação”, justifica.

Entre as violações registradas, as mais comuns foram: negligência (633 ocorrências) e, em seguida, as violências financeira, verbal (ambas com 469), psicológica (420) e abandono (289).

Idade mais avançada
Outro dado que chama atenção foi o avanço da faixa etária das vítimas. Diferentemente de 2020, quando a maior parte dos casos atingia pessoas de 70 a 79 anos, no ano passado, a maioria dos idosos vitimados tinha entre 80 e 89.

No recorte de gênero, as mulheres também são as mais vulneráveis, sendo as vítimas de 934 denúncias, o que corresponde a 69% do total.

“É preciso que as pessoas entendam que não só o poder público, mas toda a sociedade, a comunidade e os familiares, são responsáveis pelos cuidados desses idosos. E infelizmente, a esmagadora maioria dessas violências acontece dentro de casa”, diz o secretário-executivo Diego Barbosa.

“Nós planejamos para 2022 um reforço nas ações de fiscalização nas instituições de longa permanência e nos canais de denúncias para que esse processo de conscientização avance”.

Rede de apoio
Assim como o CIAPPI, a delegada do Idoso, Lídia Barci, vem percebendo uma intensificação nos registros. “Só na unidade, nós tivemos mais de 3 mil boletins de ocorrência, sem contar os demais registrados em outras delegacias e encaminhados para cá”, conta.

“Nós temos muitos casos de estelionato de banco, injúrias, brigas de vizinho, intolerância, maus-tratos cometidos por familiares e cuidadores e Lei Maria da Penha”.

Por tudo isso, a rede de apoio na vizinhança onde o idoso vive é fundamental. De acordo com a delegada, em geral, são os vizinhos que procuram a polícia. “Inclusive, recebemos muitas denúncias anônimas. Nem sempre o idoso consegue ver que está sofrendo algum tipo de abuso”, diz.

Para fazer denúncias ao CIAPPI, basta entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649. Também é possível denunciar ao Disque Direitos Humanos, no número 100.

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter