O DEM não terá candidato mas tem propostas para o país

A probabilidade de o deputado Rodrigo Maia ser candidato a presidente é próxima de zero

Após seis anos de desavenças, o PT e o PSB pernambucanos voltaram a conversar. Não é propriamente a vontade das bases, e sim das cúpulas. A do PT tem interesse nesse casamento para tentar garantir a reeleição do senador Humberto Costa na chapa da Frente Popular. E a do PSB também está interessada devido à força do ex-presidente Lula em Pernambuco. Assim, Lula recomendaria a reeleição tanto do senador como do governador Paulo Câmara. Ocorre, porém, como diria Garricha, que é preciso primeiro “combinar com os russos”. O apelo do ex-presidente poderia até funcionar no interior, onde o “lulismo” reina absoluto. Mas, e na capital e área metropolitana que têm mais de 2 milhões de eleitores, o apelo teria o mesmo efeito? Provavelmente, não. Para início de conversa, não é fácil para Humberto Costa subir num mesmo palanque com o deputado Jarbas Vasconcelos para pedir votos para Paulo Câmara porque as bases petistas não aceitam. Estão fechadas com Marília Arraes. Se o PT interditar a candidatura dela, esse voto tende a ir para outro candidato, menos para Paulo Câmara. Afora isto, a classe média metropolitana está com raiva do PT e não morre de amores pelo governo, embora respeite Paulo Câmara. Se o governador juntar-se aos petistas, é grande a probabilidade de perder esse voto.

A chapa das oposições
Bruno Araújo (PSDB) confidenciou a amigos no final de semana que deverá ser candidato a senador na chapa do petebista Armando Monteiro, caso este vença Fernando Bezerra Coelho (MDB) na disputa interna pela cabeça da chapa. O vice seria indicado pelo próprio emedebista e o 2º senador seria Mendonça Filho (DEM), Sílvio Costa (Avante) ou André Ferreira (PSC).

O vice > Caso resolva seguir o “modelo” FHC, que teve como vice em suas duas campanhas presidenciais o pernambucano Marco Maciel, Geraldo Alckmin (PSDB) convidará um quadro do DEM para companheiro de chapa. ACM Neto não topa e Rodrigo Maia não tem interesse. Mas Mendonça Filho, em sendo convidado, aceitará.

Sob controle > Valendo-se de uma maioria eventual, o PSB ampliou de 27 para 43 o número de membros de sua direção nacional para que o controle do partido ficasse com Pernambuco. Com isto, foi afastada a hipótese de Márcio França (SP) dar as cartas na legenda a partir de abril.

Chapa 1 >
Dos 8 deputados federais que elegeu em 2014, o PSB-PE perdeu três: Pastor Eurico (migrou para o PHS), Fernando Filho (vai para o MDB) e Marinaldo Rosendo (filiou-se ao PP). Restam Danilo Cabral, Tadeu Alencar, Felipe Carreras, Gonzaga Patriota e João Fernando Coutinho.

Chapa 2 >
Esses cinco vão disputar a reeleição e todos esperam mais de 100 mil votos. Candidatos novos o PSB tem apenas dois: João Campos e Milton Coelho. Este último, secretário estadual de Administração, tem a maioria de suas bases na Mata Norte.

O encontro > Lula vai conversar com Marília Arraes (PT) sobre a candidatura dela ao governo estadual. O encontro pode ocorrer ainda hoje, caso haja brecha na sua agenda. Amanhã ele receberá o presidente regional do PT, Bruno Ribeiro, a quem deverá fazer esta pergunta: se o PT apoiar a reeleição de Paulo Câmara, o PSB apoiará o candidato petista à sucessão de Temer?

Veja também

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h
CORONAVÍRUS

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão em Jaboatão dos Guararapes, na RMR
Jaboatão

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão