A-A+

O ensino em casa e suas polêmicas

O 'homeschooling', ou ensino domiciliar, gera polêmicas. Procuramos especialistas que têm pontos de vista diferentes sobre o assunto

Leusa Santos, editora-chefe da Folha de PernambucoLeusa Santos, editora-chefe da Folha de Pernambuco - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco/Arquivo

Perguntamos a especialistas na área de educação o que eles acham da proposta do Planalto sobre a regulamentação do 'homeschooling', ou ensino domiciliar. E também procuramos pessoas que são adeptas à prática e outras nem tanto. O resultado resultou na manchete de capa deste fim de semana e uma reportagem bem interessante em Zoom. O tema, que é uma das prioridades para o governo, não encontra consenso e ambos os lados apresentam suas razões. Confere lá que esse assunto ainda vai dar muito que falar.

Ainda sobre o Governo Federal, em Panorama aprofundamos um tema que preocupa os brasileiros: a Previdência. Nesta semana que se inicia, o texto da reforma vai ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça. A matéria, também polêmica, traz as opiniões de parlamentares, cientista político e jurista sobre itens que, segundo alguns integrantes do Legislativo, são alheios ao escopo da proposta. Esses temas ditos heterogêneos são conhecidos como ‘jabutis’, no jargão político.

A quantas andam a cerveja artesanal e a cachaça? Essas bebidas estão cada vez mais ganhando o gosto dos consumidores. Segundo reportagem em Mercado, em Pernambuco há 13 fábricas que produzem mais de 200 mil litros de cerveja artesanal por mês. Em matéria de cachaça, o Estado também é destaque. É o segundo maior produtor do Brasil, com mais de 100 milhões de litros por ano.

As bebidas estão em alta, e o futebol também. Domingo é dia de Clássico dos Clássicos. Náutico e Sport travam o primeiro duelo da final do Pernambucano. A matemática no caderno de Esportes ajuda a acalmar a ansiedade... Será? Vamos lá. A última vez que o Náutico ganhou do Sport em uma decisão foi em 1968. Desde 1975, os rubro-negros vencem as finais diante dos alvirrubros. Já este ano, o Timbu tem 19 jogos de invencibilidade, sendo nove no Estadual. O Sport soma cinco vitórias seguidas. Bom, mas o que importa agora é o que vai acontecer neste domingo nos Aflitos, para projetarmos como será o clima na grande final.

Em Sabores, triangulamos , tradição e boa mesa. Abordamos os principais símbolos da Páscoa na gastronomia. O peixe é carro-chefe no preparo dos pratos. Retire-o fresco da geladeira, tempere com sal, pimenta, sele dos dois lados... São algumas das dicas de um dos chefs que entrevistamos. Além do tema, o caderno também faz uma homenagem ao café. Este domingo (14) é o dia mundial dele. E tem rota em shoppings para degustar essa maravilha.

Mas se você integra o universo daqueles que ralam no fim de semana estudando para concurso, não deixe de ler a matéria em Concurso e Emprego sobre um método inovador para estudar de forma eficiente. Tem o passo a passo e também fizemos um vídeo com sete dicas. Você assiste no Blog dos Concursos, no Portal FolhaPE.

Um ótimo fim de semana!

Veja também

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia
Saúde

Saúde promove Dia "D" de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão
Mundo

Talibãs exibem corpos de sequestradores em cidade no Afeganistão