O nervosismo é inimigo dos atacantes

Inseguro, Leandro Pereira chamou a atenção pelos gols perdidos diante do Salgueiro, o que acabou prejudicando o Sport

Leandro Pereira sofre com falta de confiança no SportLeandro Pereira sofre com falta de confiança no Sport - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Chamaram a atenção no jogo Salgueiro 1x1 Sport, domingo, no Sertão, os gols perdidos pelo centroavante Leandro Pereira. O ofício do atacante é fazer gols, seja de canela, carrinho ou parando no ar, como beija-flor, como fazia o Rei Dadá.

Importante, essencial, é ver a rede balançar e a torcida sorrir. O futebol brasileiro sempre foi pródigo em revelar atacantes com intimidade com o gol. De Pelé a Ronaldo Fenômeno.

Mas quais as principais características de um homem-gol? Há várias e é um conjunto de habilidades específicas juntas que fazem um goleador como Ronaldo Fenômeno - habilidade, velocidade, inteligência, força, frieza, perspicácia. Duas, a meu ver, já fazem uma grande diferença: frieza para finalizar e fé para acreditar em todas as jogadas. Pelé dizia que quando uma bola é chutada a gol, o atacante tem que correr em direção ao goleiro, acreditando que ele poderá ter um ataque cardíaco e dar o rebote...

Leandro Pereira, até agora no Sport, sofre com a falta de confiança nas jogadas e o nervosismo para defini-las. Certa vez, alguns estudiosos do futebol resolveram medir os batimentos cardíacos de Romário colocando um aparelho no jogador durante as partidas. Queriam ver as alterações quando o atacante ficasse com a bola na frente do goleiro.

Para surpresa de todos, os batimentos de Romário na "hora fatal" não saíram da normalidade de quando ele estava no meio de campo, combatendo a saída de bola de um zagueiro.

O resultado mostra o quanto o "Baixinho" era frio, um réptil à frente do gol. O técnico do Barcelona na época que ele defendia o time catalão, nos anos 90, era Johan Cruyff, um confesso fã do brasileiro, tanto que o batizou de "Gênio da Grande Área".

Veja também

Professora da Unicap é acusada de racismo
Racismo

Professora da Unicap é acusada de racismo

Homem é condenado a pagar 15 salários mínimos por maltratar cães em MG
animais

Homem é condenado a pagar 15 salários mínimos por maltratar cães em MG