Vida Plena

O poder das agulhas: acupuntura apresenta benefícios para corpo e mente

Técnica de origem asiática se apresenta como importante tratamento em prol do equilíbrio físico e mental, afetado pelo isolamento social

Terapia apresenta resultados surpreendentes na melhora de doençasTerapia apresenta resultados surpreendentes na melhora de doenças - Foto: Rafael Furtado/Arquivo Folha

A acupuntura é uma técnica milenar, de origem asiática, que trabalha com a aplicação de agulhas no corpo para alcançar um equilíbrio de modo geral, englobando as partes física e mental. Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a prática se mostra um poderoso tratamento alternativo e complementar, tendo em vista o aumento dos casos de ansiedade e depressão e do número de dores musculares devido a uma postura equivocada no home office.

De acordo com o acupunturista Carlos Eduardo Paiva, a prática pode ter o objetivo de tratar uma região específica do corpo, que sofra com algum problema, ou simplesmente buscar o equilíbrio do sistema como um todo. O profissional explica que as agulhas, quando inseridas no corpo, estimulam pontos específicos e produzem diversas reações no paciente. "A ação das agulhas nos pontos de aplicação pode ser de sedação ou de estimulação, isso vai depender das necessidades do paciente naquele momento", detalha. 

(PODCAST) - Canal Saúde - Conheça os benefícios da acupuntura

Folha de Pernambuco · 09.09.20 - Canal Saúde - Conheça os benefícios da acupuntura

Paiva esclarece também que a prática ajuda a equilibrar o corpo em níveis energéticos e hormonais, o que contribui para o fim da dor ou da patologia que está sendo tratada. "A acupuntura apresenta resultados surpreendentes na melhora de sintomas como enxaqueca, rinite, ansiedade, depressão, lombalgia, dentre outras", pontua.

A funcionária pública Renata Sobral, 50, sofria com dores na coluna que a impediam de realizar diversas atividades. Simples caminhadas, levantar de um jeito errado e, às vezes, até mesmo virar de lado na cama era o suficiente para causar dores insuportáveis e deixar Renata "travada", como ela mesma se definiu. "Há dois anos, fui diagnosticada com lombalgia miofascial, que é caracterizada por uma rigidez muscular que me deixava com muita dificuldade de locomoção", conta. 

Renata iniciou o tratamento fisioterápico, mas não exitou em buscar soluções alternativas e complementares. "O lugar onde eu fazia fisioterapia também colocava à disposição o tratamento com acupuntura. Comentei com a minha fisioterapeuta e com o meu ortopedista. Ambos concordaram e se mostraram bastante animados com a ideia, foi então que iniciei o tratamento", lembra.

Uma das maiores surpresas da paciente foi quando percebeu que a acupuntura estava refletindo não só em melhoria nas dores físicas, mas também no equilíbrio emocional. "As dores na coluna também me deixavam bastante ansiosa e irritada, e as agulhinhas foram poderosas para que eu alcançasse estabilidade não só física, mas também mental. Foram 20 sessões que resultaram em uma evolução imensa", desabafa.

Carlos Eduardo destaca que não há contra indicação para o tratamento com as agulhas, já que é uma terapia segura que não apresenta efeitos colaterais. "Se feita por um profissional devidamente qualificado e em locais que tenham estrutura higiênica, não há nada que leve a uma indicação negativa", concluiu.


#vidaplenajaymedafonte

Terapia apresenta resultados surpreendentes na melhora de doenças

Veja também

Na favela quase todo mundo conhece alguém que teve covid-19
Coronavírus

Na favela quase todo mundo conhece alguém que teve covid-19

Pernambuco registra 846 novos casos da Covid-19 e 29 mortes nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 846 novos casos da Covid-19 e 29 mortes nas últimas 24h