Notícias

O que foi perdido, danificado e salvo no incêndio da Notre-Dame

Autoridades estão fazendo um inventário exaustivo de seus tesouros perdidos, em perigo ou preservados

Parte interna da catedral de Notre-dame, após o incêncioParte interna da catedral de Notre-dame, após o incêncio - Foto: Christophe PETIT TESSON / POOL / AFP

A catedral de Notre-Dame de Paris, devastada por um violento incêndio por mais de doze horas, está de pé, mas ferida.

Além dos danos à sua estrutura, as autoridades estão fazendo um inventário exaustivo de seus tesouros perdidos, em perigo ou preservados.

PERDIDOS:

- A flecha da catedral, símbolo emblemático do monumento a 93 metros de altura, adicionado pelo arquiteto Eugène Viollet-Leduc em 1859-1860, desabou na segunda-feira pouco antes das 20H00.

- Em seu extremo, o galo de cobre que a decorava derreteu. Em seu interior continha, segundo a Igreja, as relíquias de Santa Genoveva e Saint Denis, assim como um fragmento da coroa de espinhos de Cristo, que segundo a crença protegia os parisienses.

DANIFICADOS:

- Grande parte da estrutura do telhado ficou destruída e o teto interior danificado.

- Uma parte da abóbada despencou, segundo Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris. Mas o ministro da Cultura, Franck Riester, estimou nesta terça-feira à tarde que a abóbada deveria "a priori se manter".

Leia também:
Incêndio em Notre-Dame gera teorias conspiratórias
Após incêndio devastador, França começa a pensar na reconstrução da Notre-Dame
França pede doações e avalia danos na Notre-Dame 

- O grande órgão do século XV - cinco teclados, 109 teclas e quase 8.000 tubos - está a salvo, embora sua estrutura tenha sofrido ao ficar coberta de escombros, poeira e água. O órgão pequeno, que se encontrava sob a flecha ficou fortemente danificado pelo fogo, segundo um dos três organistas titulares da catedral, Philippe Lefèvre, que toca há 35 anos em Notre-Dame.

RESGATADOS:

- Permaneceram de pé as duas torres, as quais abrigam os sinos da catedral, que evitaram a queda irremediável de toneladas de bronze, incluindo o maior sino, que pesa 13 toneladas.

- As relíquias entre as quais a mais preciosa é a Santa Coroa de espinhos colocada, segundo a crença católica, sobre a cabeça de Jesus pouco antes de sua crucificação. Esta é composta de um "círculo de juncos unidos em ramos e presos por fios de ouro, de 21 centímetros de diâmetro, sobre o qual se encontram as espinhos", explica o site da catedral.

Outras duas relíquias, um pedaço da Cruz e um prego da Paixão, foram resgatadas, assim como a Túnica de São Luís.

- Todas as obras de arte conservadas na parte do "tesouro" da catedral, incluindo uma obra-prima de Jean Jouvenet (1716) do século XVIII e vestígio do coro barroco da catedral.

- A Pietà monumental do escultor Nicolas Coustou situada atrás do altar: esta Virgem que chora e recebe sobre seus joelhos o corpo de Cristo, encarregada por Luís XIV segundo o desejo de seu pai, Luís XIII, e realizada entre 1712 e 1728.

- As 16 estátuas dos 12 apóstolos e quatro evangelistas monumentais, que adornavam o teto, tinham acabado de chegar a Périgueux (sudoeste) para ser restauradas. Foram instaladas durante a reconstrução da flecha, por Viollet-le-Duc.

- As três rosáceas da Notre-Dame de Paris, vitrais que representam as flores do paraíso, foram construídas no século XIII e renovadas em várias ocasiões. As rosáceas norte e sul, as maiores, têm 13 metros de diâmetro.

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter