Política

O rito de posse do prefeito e vereadores do Recife neste domingo (1)

Confira como vai ser a solenidade que marca a nova gestão dos políticos eleitos

Durante o curso, foram abordados temas pertinentes à gestão pública, como a política de assistência social nas cidadesDurante o curso, foram abordados temas pertinentes à gestão pública, como a política de assistência social nas cidades - Foto: ASCOM Amupe

A solenidade da posse dos 39 vereadores e vereadoras do Recife, que acontece neste domingo, 1º de janeiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal, seguirá o Regimento Interno da Casa. A gente explica: antes da posse, assumirá a condução dos trabalhos, na função de presidente, o candidato que obteve o maior número de votos na última eleição, neste caso, a vereadora Michele Collins (PP), com 15.357 votos.  

 

A vereadora Michele Collins comanda o primeiro momento da posse

Foto: A vereadora Michele Collins comanda o primeiro momento da posse
Créditos: Reprodução/internet

Michele Collins convidará os vereadores que obtiveram a segunda e a terceira maiores votações no último pleito, Aimée Carvalho (PSB) e Fred Ferreira (PSC), para assumir a primeira e segunda secretaria, respectivamente. Em seguida, os vereadores vão entregar os diplomas, a declaração de bens e fazer o juramento. Também será realizado o discurso da vereadora que preside os trabalhos e depois tem início a eleição da Comissão Executiva, que dirigirá a Câmara do Recife nos próximos dois anos (2017-2018).

Neste momento, cada vereador vai escolher, através do voto aberto, os nove cargos que compõem a Comissão:  presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice- presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e mais dois suplentes de secretários. Os eleitos tomarão posse imediatamente. O presidente eleito fará um pronunciamento e encerrará a reunião solene, convidando os presentes para a posse do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio, e do vice-prefeito, Luciano Siqueira.

 

Geraldo Julio e Luciano Siqueira

Foto: Geraldo Julio e Luciano Siqueira
Créditos: Reprodução/internet

O presidente vai formar a mesa e receber as declarações de bens e cópias dos diplomas do prefeito e vice-prefeito da cidade, que deverão prestar o compromisso de posse com a mão direita sobre a Bíblia. Só então o prefeito do Recife fará o seu discurso de posse.

Público

Quem desejar acompanhar o rito de posse, toda solenidade vai ser transmitida ao vivo pelo site a Casa (www.recife.pe.leg.br). O público que quiser marcar presença no loca, poderá acompanhar das galerias do plenário - que recebe até 150 pessoas - através de telões instalados no plenarinho, que acomoda 85 pessoas, e também no salão nobre da Casa, que terá 50 cadeiras.

 

 

Veja também

Brasil registra 2.616 óbitos por Covid-19 em 24h e total de mortes já ultrapassa 350 mil
Coronavírus

Brasil registra 2.616 óbitos por Covid-19 em 24h e total de mortes já ultrapassa 350 mil

'Se casal deu qualquer informação falsa pra mim, não fico na causa', diz advogado de Dr. Jairinho
Henry Borel

'Se casal deu qualquer informação falsa pra mim, não fico na causa', diz advogado de Dr. Jairinho