O rito de posse do prefeito e vereadores do Recife neste domingo (1)
Confira como vai ser a solenidade que marca a nova gestão dos políticos eleitos
A solenidade da posse dos 39 vereadores e vereadoras do Recife, que acontece neste domingo, 1º de janeiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal, seguirá o Regimento Interno da Casa. A gente explica: antes da posse, assumirá a condução dos trabalhos, na função de presidente, o candidato que obteve o maior número de votos na última eleição, neste caso, a vereadora Michele Collins (PP), com 15.357 votos.
Michele Collins convidará os vereadores que obtiveram a segunda e a terceira maiores votações no último pleito, Aimée Carvalho (PSB) e Fred Ferreira (PSC), para assumir a primeira e segunda secretaria, respectivamente. Em seguida, os vereadores vão entregar os diplomas, a declaração de bens e fazer o juramento. Também será realizado o discurso da vereadora que preside os trabalhos e depois tem início a eleição da Comissão Executiva, que dirigirá a Câmara do Recife nos próximos dois anos (2017-2018).
Neste momento, cada vereador vai escolher, através do voto aberto, os nove cargos que compõem a Comissão: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice- presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e mais dois suplentes de secretários. Os eleitos tomarão posse imediatamente. O presidente eleito fará um pronunciamento e encerrará a reunião solene, convidando os presentes para a posse do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio, e do vice-prefeito, Luciano Siqueira.
O presidente vai formar a mesa e receber as declarações de bens e cópias dos diplomas do prefeito e vice-prefeito da cidade, que deverão prestar o compromisso de posse com a mão direita sobre a Bíblia. Só então o prefeito do Recife fará o seu discurso de posse.
Público
Quem desejar acompanhar o rito de posse, toda solenidade vai ser transmitida ao vivo pelo site a Casa (www.recife.pe.leg.br). O público que quiser marcar presença no loca, poderá acompanhar das galerias do plenário - que recebe até 150 pessoas - através de telões instalados no plenarinho, que acomoda 85 pessoas, e também no salão nobre da Casa, que terá 50 cadeiras.
Veja também

Exército russo confirma que controla cidade ucraniana de Lyman
