OAB realiza eventos para celebrar o Dia da Advocacia

Em comemoração à data que homenageia os advogados, a OAB-PE promove atividades que vão de palestras a ações sociais em todo o Estado

OAB-PEOAB-PE - Foto: Divulgação

Neste domingo (11), Dia da Advocacia, a Folha de Pernambuco ressalta a presença fundamental desse profissional como instrumento de acesso à prestação jurisdicional e à própria cidadania. E para reforçar a importância dos advogados e advogadas para a vida institucional brasileira, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) preparou um calendário de atividades durante todo o mês de agosto.

São palestras, debates, congressos, ações sociais e educacionais em todo o Estado promovidos pelas comissões da Ordem, pelas subseccionais do Interior, pela Caixa de Assistência dos Advogados (Caape) e pela Escola Superior da Advocacia (ESA).

“É uma agenda para reforçar nossos valores e refletir sobre nossos desafios, com temas de interesse da advocacia. Estamos passando por um momento institucional difícil e de mudanças profundas no mercado de trabalho, e a OAB preparou eventos para apoiar os advogados e advogadas e, também, celebrar o orgulho da nossa profissão, da importância dela para o País”, afirma Bruno Baptista, presidente da OAB-PE. Ele lembra que a atuação do profissional da advocacia é o primeiro degrau para se chegar à cidadania. “E que por isso defender a atuação plena da advocacia é garantir ao cidadão o acesso pleno a seus direitos.”

Leia também:
Juiz nega pedido da OAB para atuar em investigação sobre hackers
OAB critica censura e se diz preocupada com decisão do Supremo
Bolsonaro defende militares e diz que grupo de esquerda matou pai de presidente da OAB

O papel da advocacia para a sociedade é um dos temas mais caros aos advogados e advogadas por envolver, entre outras questões, as prerrogativas profissionais. O conselheiro da OAB-PE Gustavo Freire lembra que a própria Constituição define a advocacia como essencial para administração da Justiça. “Tem o papel de fortalecimento do cidadão. Se você observar, todas as lutas pela democracia e pelos direitos humanos travadas no Brasil tiveram participação da advocacia. Desde a ditadura, a redemocratização, os três impeachments… E, claro, a Constituição é a base de tudo, mas a participação do advogado é de suma importância em várias áreas, porque muitos direitos no País ficam no papel e não são cumpridos.”

O advogado tem a atuação muito capilarizada. O direito do consumidor, o penal, o trabalhista, o previdenciário, todos têm a função de levar ao indivíduo sua cidadania e a Justiça. “É por isso que a Ordem dos Advogados do Brasil faz um exame cada vez mais rigoroso, para que a seleção se dê da melhor forma possível e os profissionais disponíveis no mercado sejam capazes de fortalecer o indivíduo em vez de prejudicá-lo”, conta Gustavo Freire, que atualmente é secretário geral da Comissão Nacional do Exame de Ordem.

PROGRAMAÇÃO
O calendário de eventos da OAB-PE, que segue até o próximo dia 31, está disponível no site da entidade (www.oabpe.org.br). O interessado deve procurar o evento que mais o interessa e verificar se há necessidade de inscrição prévia. A maioria dos eventos tem entrada gratuita.

Veja também

Principal suspeita é de suicídio, aponta PF sobre morte de Elias Maluco
notícias

Principal suspeita é de suicídio, aponta PF sobre morte de Elias Maluco

Justiça concede relaxamento de prisão de envolvidos em tiroteio em Boa Viagem
Notícias

Justiça concede relaxamento de prisão de envolvidos em tiroteio em Boa Viagem