OAB realiza eventos para celebrar o Dia da Advocacia

Em comemoração à data que homenageia os advogados, a OAB-PE promove atividades que vão de palestras a ações sociais em todo o Estado

OAB-PEOAB-PE - Foto: Divulgação

Neste domingo (11), Dia da Advocacia, a Folha de Pernambuco ressalta a presença fundamental desse profissional como instrumento de acesso à prestação jurisdicional e à própria cidadania. E para reforçar a importância dos advogados e advogadas para a vida institucional brasileira, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) preparou um calendário de atividades durante todo o mês de agosto.

São palestras, debates, congressos, ações sociais e educacionais em todo o Estado promovidos pelas comissões da Ordem, pelas subseccionais do Interior, pela Caixa de Assistência dos Advogados (Caape) e pela Escola Superior da Advocacia (ESA).

“É uma agenda para reforçar nossos valores e refletir sobre nossos desafios, com temas de interesse da advocacia. Estamos passando por um momento institucional difícil e de mudanças profundas no mercado de trabalho, e a OAB preparou eventos para apoiar os advogados e advogadas e, também, celebrar o orgulho da nossa profissão, da importância dela para o País”, afirma Bruno Baptista, presidente da OAB-PE. Ele lembra que a atuação do profissional da advocacia é o primeiro degrau para se chegar à cidadania. “E que por isso defender a atuação plena da advocacia é garantir ao cidadão o acesso pleno a seus direitos.”

Leia também:
Juiz nega pedido da OAB para atuar em investigação sobre hackers
OAB critica censura e se diz preocupada com decisão do Supremo
Bolsonaro defende militares e diz que grupo de esquerda matou pai de presidente da OAB

O papel da advocacia para a sociedade é um dos temas mais caros aos advogados e advogadas por envolver, entre outras questões, as prerrogativas profissionais. O conselheiro da OAB-PE Gustavo Freire lembra que a própria Constituição define a advocacia como essencial para administração da Justiça. “Tem o papel de fortalecimento do cidadão. Se você observar, todas as lutas pela democracia e pelos direitos humanos travadas no Brasil tiveram participação da advocacia. Desde a ditadura, a redemocratização, os três impeachments… E, claro, a Constituição é a base de tudo, mas a participação do advogado é de suma importância em várias áreas, porque muitos direitos no País ficam no papel e não são cumpridos.”

O advogado tem a atuação muito capilarizada. O direito do consumidor, o penal, o trabalhista, o previdenciário, todos têm a função de levar ao indivíduo sua cidadania e a Justiça. “É por isso que a Ordem dos Advogados do Brasil faz um exame cada vez mais rigoroso, para que a seleção se dê da melhor forma possível e os profissionais disponíveis no mercado sejam capazes de fortalecer o indivíduo em vez de prejudicá-lo”, conta Gustavo Freire, que atualmente é secretário geral da Comissão Nacional do Exame de Ordem.

PROGRAMAÇÃO
O calendário de eventos da OAB-PE, que segue até o próximo dia 31, está disponível no site da entidade (www.oabpe.org.br). O interessado deve procurar o evento que mais o interessa e verificar se há necessidade de inscrição prévia. A maioria dos eventos tem entrada gratuita.

Veja também

Brasil retoma da produção de urânio na Bahia
Urânio

Brasil retoma da produção de urânio na Bahia

Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos
Covid-19

Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos