Recife

Obra da ciclovia da Agamenon Magalhães avança; etapa deve ser entregue até março

Foram executados 312 m² de concreto pigmentado da ciclovia e passeios, e 560 metros de meio fio e segregadores assentados

Obras da ciclovia da avenida Agamenon MagalhãesObras da ciclovia da avenida Agamenon Magalhães - Foto: Wagner Ramos/PCR

Seguem em andamento as obras de implantação da ciclovia da avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife. A construção do equipamento, que terá quatro quilômetros de extensão ligando as Zonas Norte e Sul da cidade, está atualmente no trecho entre a rua Dr. Leopoldo Lins e o Parque Amorim, nos dois sentidos. Essa etapa tem como prazo de conclusão a segunda quinzena de março de 2023, segundo a Prefeitura do Recife. 

A gestão municipal destaca que já foram executados 312 m² de concreto pigmentado da ciclovia e passeios, e 560 metros de meio fio e segregadores assentados. O investimento total previsto é de R$ 5.966.954,55.

As obras estão sendo coordenadas pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), através da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), e pela Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb).

A Agamenon também está sendo a primeira beneficiada pelo programa Via Jardim, com o plantio de 150 árvores de grande porte, iniciativa que irá beneficiar as principais avenidas da cidade.

A Ciclovia Agamenon será alimentada por outras rotas cicláveis, como a Graça Araújo, a Oliveira Lima e a Joana Bezerra. Também será interligada à ciclofaixa da via local da própria Agamenon Magalhães, cuja obra foi iniciada na última semana.

De acordo com levantamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), cerca de 7,5 mil pessoas circulam diariamente de bicicleta pela Agamenon Magalhães. 

A via para ciclistas, instalada no canteiro central da Agamenon, não irá acarretar em redução do número de faixas da avenida para carros, motos, ônibus e demais veículos automotores. O prazo para a entrega da ciclovia é de dez meses a partir do início da obra.

“A gente vai fazer essa obra de ciclovia tão sonhada, lembrando que ela não reduz o número de faixas para os veículos que aqui passam. Mas a gente traz segurança para o ciclista e para o pedestre, que também terá seu espaço. E aqui também estamos fazendo a primeira etapa de um novo programa da Prefeitura, chamado Via Jardim. Vamos plantar aqui 150 árvores, todas elas adultas. É uma iniciativa que não existia no Recife e nenhuma capital brasileira tem isso em larga escala como a gente está fazendo”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, que visitou as obras no último sábado (17).

Veja também

Rivais do premiê votam na penúltima etapa das eleições indianas
índia

Rivais do premiê votam na penúltima etapa das eleições indianas

Justiça da Colômbia acusa ex-presidente Uribe de suborno e fraude
america latina

Justiça da Colômbia acusa ex-presidente Uribe de suborno e fraude

Newsletter