INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Assinada ordem de serviço para triplicação da BR-232 no Recife

O documento de ordem de serviço foi assinado pelo prefeito do Recife e governador do Estado, dando aval à obra

Fernanda Batista exibe projeto da triplicaçãoFernanda Batista exibe projeto da triplicação - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinaram, na manhã desta sexta-feira (25), a ordem de serviço para início das obras de triplicação da BR-232. O projeto visa a melhorar a mobilidade do trânsito e tem previsão para ser concluída em até 12 meses. 

"Está é uma obra contratada pelo Governo do Estado, da triplicação do acesso da BR-232 ao Recife. 70% da obra fica no Recife", afirmou o prefeito João Campos, explicando: "Fizemos o cadastro das áreas que serão atingidas e estamos fazendo um projeto que a Prefeitura vai realizar de maneira integral, de toda a organização paisagista e da agricultura familiar que fica nas alças da BR-232 e da BR-101. Vai ser uma obra realizada pelo Estado, com a parceria do município".

De acordo com a secretária de Infraestrutura do Estado, Fernanda Batista, com a assinatura recebida nesta sexta, os primeiros passos para a ampliação da rodovia já estão sendo tomadas. "A empresa já está no Estado e iniciou a contratação de pessoal. Está iniciando também a partir de segunda-feira (28) a montagem do canteiro de obras. Também vai ser instalada a usina de asfalto e todo o laboratório de controle tecnológico", informou ela, explicando que essa primeira etapa deve durar de 20 a 30 dia. 

A partir daí, explicou será iniciada a fase da obra propriamente dita - "De quebra de pavimento, de construção de todos os aspectos urbanísticos que estão considerados neste projeto", afirmou ela, mostrando o documento. 

A obra está orçada em R$ 100 milhões e busca uma melhoria na fluidez, integração e acessibilidade da BR-232. "Todas as soluções que foram propostas foram pensando nos usuários: no pedestre, no ciclista Tem iluminação pública, acessibilidade garantida, paisagismo, conforto, passarelas, uma nova sinalização que inclusive permite a retirada das lombadas eletrônicas, é um projeto muito amplo". 

Fernanda divulgou que, com a ampliação da via, em torno de 4 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas com a redução do tempo de viagem. A estimativa é de que as pessoas diminuam o tempo no trajeto de 1 hora para 25 minutos, o que representa um ganho de 58%. 

João Campos
João Campos - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

O prefeito João Campos admite que, durante o serviço, "alguns transtornos serão gerados", mas explicou que um trabalho será feito envolvendo CTTU, Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para orientação sobre o trânsito na área, que deverá sofrer desvios. "O que é importante deixar claro é que a previsão de execução é de 12 meses, então é uma obra que vai passar 1 ano para ser feita, mas depois vai estar ali para a eternidade", completou João Campos.

Para a triplicação da BR-232, alguns comércios e casas precisarão ser desapropriadas. “A primeira versão do projeto tinha a necessidade de desapropriar mais de 300 imóveis, mas, depois de toda a revisão e discussão com uma série de órgãos, garantimos que essas interferências fossem reduzidas a mais ou menos 55 imóveis, em sua maioria parciais, isto é, imóveis que vão ser parcialmente desapropriados", afirmou Fernanda Batista. Segundo ela, 80% já forma negociados. "Estamos em fase de pagamento, mas isso foi discutido com a população e todo mundo reconhece o ganho que esse projeto vai trazer na vida dos usuários pernambucanos”, disse a secretária.

Veja também

Integrantes de rede de comércio ilegal de armas são alvos de operação do MPRJ
rio de janeiro

Integrantes de rede de comércio ilegal de armas são alvos de operação do MPRJ

Polícia deflagra operação para prender suspeitos pela morte de dono de posto em Olinda
OLINDA

Polícia deflagra operação para prender suspeitos pela morte de dono de posto; assassino estava vestido de papangu