Coronavírus

Obrigatoriedade do uso de máscara não é respeitada pelas ruas do Recife

No primeiro fim de semana após decreto estadual, reportagem flagrou pessoas sem máscara pela cidade

Marco Zero, no RecifeMarco Zero, no Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Mesmo sendo lei, a obrigatoriedade de usar máscara em espaços públicos não se reflete ainda no comportamento de todos. No primeiro fim de semana desde que o governador Paulo Câmara regulamentou a utilização da peça que protege as vias respiratórias do coronavírus e outros agentes infecciosos, a Folha de Pernambuco encontrou pessoas sem máscara nas ruas do Recife.

No entorno do Mercado de Afogados, Zona Oeste, ponto tradicional do comércio na Cidade, muita gente transitava sem a proteção ou utilizando o item de forma inadequada, no queixo ou pendurada na orelha. Dentro dos estabelecimentos, os comerciantes cumpriam a norma.

Na praia de Boa Viagem, a situação era ainda pior. A maioria, sem máscara, não respeitava a regra de distanciamento social, formando aglomerações. Também havia grupos que traziam coolers para a faixa de areia, o que é proibido.

As orlas do Pina e Brasília Teimosa estavam cheias como Boa Viagem. Do ponto em frente à entrada da avenida Antônio de Góes ao Buraco da Veia, banhistas de máscara na areia eram exceção. “Se você usa máscara, você está protegendo o outro. Se você está protegendo o outro, você está fazendo com que essa curva e a gente possa, de fato, ao normal. É uma grande distância entre a informação e a consciência”, lamenta Claudete Ribeiro, 55, que conversou com a Folha enquanto caminhava, de máscara, no calçadão.

A Polícia Militar de Pernambuco informou que a Secretaria de Defesa Social (SDS), em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Governo do Estado (CICCR), está buscando informações e a estatística hoje sobre o cumprimento da lei que determina o uso de máscara.

Veja também

Brasil quer reativar organização para recuperar protagonismo internacional na Amazônia
brasil

Brasil quer reativar organização para recuperar protagonismo internacional na Amazônia

Brasil registra mais de um milhão de casos da Covid-19 em 25 dias
Coronavírus

Brasil registra mais de um milhão de casos da Covid-19 em 25 dias