Olinda

Observatório Astronômico da Sé reabre nesta terça-feira (4); veja programação

Equipamento funcionará de terça a domingo, das 16h às 20h

Observatório Astronômico do Alto da SéObservatório Astronômico do Alto da Sé - Foto: Cleiton Batista

Após ficar quase dois anos fechado por conta da pandemia de Covid-19, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, localizado em Olinda, na Região Metropoitana do Recife, reabre ao público nesta terça-feira (4), com uma programação especial de férias

Segundo o Espaço Ciência, responsável pelo equipamento, a entrada dos grupos será controlada e terá limite de dez pessoas por vez. A apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 será obrigatória para todos  os maiores de 12 anos. 

O Observatório funcionará de terça a domingo, das 16h às 20h.

 

Tanto na área externa quanto na cúpula haverá observação de planetas, estrelas e da Lua por meio de telescópios. Além disso, outras atividades, como jogos e lançamento de foguetes, estão previstas para o mês de férias.

O visitante poderá observar o sol no céu diurno, em telescópios equipados com filtros solares; ou a Lua, planetas e constelações no céu noturno. Estarão visíveis, por exemplo, planetas como Vênus, Júpiter e Saturno. 

Outra atração que estará disponível aos visitantes é o lançamento de foguetes de garrafa pet, que acontecerá nas quartas, sextas e domingos. 

Já nas terças, quintas e sábados, haverá jogos e atividades interativas como Boliche Astronômico, Dominó das Estrelas e Sistema Solar Humano.

No domingo, os visitantes poderão conhecer um pouco da história da astronomia olindense, que inclui marcos como a descoberta do chamado cometa Olinda e a observação do trânsito de Vênus, que permitiu o cálculo, com medidas mais exatas, da distância da Terra ao Sol.  

Veja também

Olinda divulga balanço dos danos causados pela chuva e detalha força-tarefa de apoio
Chuvas

Olinda divulga balanço dos danos causados pela chuva e detalha força-tarefa de apoio para as pessoas atingidas

Dia de horror: o que se sabe até agora sobre massacre no Texas
Ataque

Dia de horror: o que se sabe até agora sobre massacre no Texas