Óleo avança e chega à praia do Janga, em Paulista

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Paulista, que disse ter enviado equipes da Secretaria de Meio Ambiente ao local

Mancha de óleo chega na Praia no Janga, em PaulistaMancha de óleo chega na Praia no Janga, em Paulista - Foto: Léo Malafaia/ Folha de Pernambuco

O óleo que atinge o Litoral nordestino chegou na manhã desta quarta-feira (23) à praia do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a Prefeitura, os resíduos foram encontrados por volta das 10h. A mancha tem cerca de 100 metros de extensão.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e dezenas de voluntários se mobilizam para realizar a coleta do material no local. Lonas plásticas foram disponibilizadas para evitar o contato com a areia da praia e também para fazer o transporte do material.

Leia também:
Óleo chega à Barra de Jangada e pode atingir foz do Rio Jaboatão
Saiba como e onde ajudar na limpeza das praias atingidas pelo óleo em Pernambuco
Greenpeace derrama óleo no Palácio do Planalto em ato contra manchas de petróleo no Nordeste


A Prefeitura de Paulista monitora a orla com voos diários de drone na região e conta com o apoio da colônia de pescadores local. “Já montamos um comitê de crise na quinta-feira com essa possibilidade. Usamos as ferramentas administrativas possíveis para realizar essa limpeza”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Paulista, Roberto Couto.

Alguns equipamentos de proteção são entregues aos voluntários, mas não são suficientes. “A própria população quer ajudar. Temos que fornecer os subsídios para tentar proteger, mas é difícil conter quem quer ajudar”, acrescentou Roberto.

Segundo o gestor ambiental da prefeitura, Herbert Andrade, a mudança de ventos na costa do Estado explica por que a mancha apareceu em Paulista após chegar em Jaboatão dos Guararapes e antes de passar por Olinda e Recife. “Desde o domingo houve essa virada de vento do norte para o nordeste. O que estava vindo para a costa foi jogado para fora, para alto-mar e se perdeu. Houve outra virada e foi jogado de novo e acabamos caindo aqui. A gente até se preocupa porque essa mancha se fragmentou muito”, explicou.

As ruas do entorno que dão acesso ao ponto onde a mancha foi encontrada serão interditadas para o acesso de veículos. Como o óleo é bastante denso as equipes colocam em uma lona plástica e transferem pra um caminhão. Todo o material será transferido para o Centro de Tratamento de Resíduos, em Igarassu. Há preocupação por parte da Prefeitura com os estuários dos rios Timbó e Paratibe, localizados próximos à praia do Janga.

Barra de Jangada
Também na manhã desta quarta-feira, à praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, também na RMR, foi atingida pelos resíduos. Equipes da Marinha, Defesa Civil e do Exército, além da limpeza urbana do município, trabalham na retirada do óleo da praia.

Veja também

Mais de 998.000 mortos por covid-19 são registrados no mundo
Coronavírus

Mais de 998.000 mortos por covid-19 são registrados no mundo

Destino do TikTok nos EUA será decidido neste domingo
Apps

Destino do TikTok nos EUA será decidido neste domingo