Vida Plena

Olhos também precisam de cuidados redobrados no verão; saiba como protegê-los

Alergias e irritações são bastante comuns. Hábitos como coçar os olhos devem ser evitados

Óculos de sol são aliados, mas precisam proteger, de fato, contra os raios solaresÓculos de sol são aliados, mas precisam proteger, de fato, contra os raios solares - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Não é só a pele que precisa de cuidados especiais durante o verão. Os nossos olhos, que acabam ficando mais expostos nesta estação, também precisam de atenção. O calor ajuda a deixar os olhos mais ressecados, e a presença em piscinas e praias podem ajudar a desenvolver irritações e alergias.

De acordo com o oftalmologista Ermano Melo, os problemas mais comuns nessa época são os olhos vermelhos, que acabam sendo uma soma de vários problemas. "O olho vermelho é a combinação do olho seco; da alergia, que pode ser causada por irritação química por conta do cloro; e também da contaminação por conjuntivite", explica o médico.

O oftalmologista Ermano Melo recomenda o que deve ser feito para proteger os olhos no verão
O oftalmologista Ermano Melo recomenda o que deve ser feito para proteger os olhos no verão | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Segundo ele, as águas de piscinas e praias podem ser transmissoras de alguns vírus. "Nessa época também aumentam os casos de viroses, e alguns deles apresentam manifestação ocular", emendou o especialista.

(PODCAST) Canal Saúde - Saiba dos cuidados com os olhos no verão

 

Hábitos para evitar

Uma reação alérgica e até mesmo a irritação provoca muita coceira nos olhos, mas Ermano enfatiza que não devemos levar as mãos aos olhos, muito menos coçá-los. "Primeiro que quando colocamos as mãos nos olhos, estamos levando para eles ainda mais bactérias. Então esse hábito já deve ser evitado por isso. Segundo, porque coçar os olhos pode causar lesões na córnea, agravando o problema", pontuou.

Dentre as lesões ou problemas causados ou agravados pela coceira nos olhos, está o ceratocone, uma patologia que afeta a estrutura da córnea, deixando-a em formato de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão.

Como proteger 

Além da poeira presente no vento e dos vírus presentes na água, é importante proteger os olhos dos raios ultravioleta (UVA e UVB). Por serem fortes, podem causar danos à córnea e ao cristalino. Indispensáveis nessa época, os óculos de sol são aliados, mas precisam proteger, de fato, contra os raios solares.

"Uma vez que o paciente usa um óculos falsificado, ele não só não está protegendo seus olhos, como também está expondo ainda mais os olhos aos raios. Porque a lente escura deixa a íris mais aberta, ou seja, o olho pode receber até mais luz do que se estivesse sem os óculos e sem a devida proteção contra os raios", detalhou Ermano. Além dos óculos, essa proteção pode ser feita com outros acessórios, como bonés, viseiras e chapéus.

Os amantes do verão também podem apostar em colírios lubrificantes, conforme explica o oftalmologista. "Para evitar o olho seco e irritado, colírios lubrificantes são necessários para minimizar os efeitos. Mas eles precisam ser confiáveis. Já para quem tem alergias, esses colírios precisam ser receitados pelo médico, já que é um problema mais específico", finalizou.

Colírios lubrificantes ajudam a amenizar a sensação de ressecamento
Colírios lubrificantes ajudam a amenizar a sensação de ressecamento | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

saiba como proteger os olhos no verão

#vidaplenajaymedafonte 

Veja também

G7 quer investir US$ 600 bilhões em programa mundial de infraestruturas, diz Biden
Cúpula dos países ricos

G7 quer investir US$ 600 bilhões em programa mundial de infraestruturas, diz Biden

Pernambuco registra, neste domingo (26), quatro mortes e 545 novos casos de Covid-19
coronavírus

Pernambuco registra, neste domingo (26), quatro mortes e 545 novos casos de Covid-19