Olinda confirma circulação de Uber durante o Carnaval 2018

Presidente da Câmara de Vereadores do município, Jorge Federal (PR), chegou a pedir à prefeitura que barrasse a entrada dos veículos do app em nome da mobilidade e segurança nos focos de folia

Coletiva de imprensa sobre o Carnaval de OlindaColetiva de imprensa sobre o Carnaval de Olinda - Foto: Renata Coutinho/Da editoria de Cotidiano

Está autorizada a circulação de Uber no Carnaval de Olinda em 2018. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa no município na tarde desta quarta-feira (31) e havia sido antecipada pela Folha de Pernambuco.

O secretário de Cultura, Gilberto Sobral, disse que Olinda está trabalhando para garantir uma convivência tranquila entre taxistas e condutores de Uber.

"A gente está superfeliz de estar finalmente no Carnaval de Olinda. Foi um amor que começou há um tempinho e, finalmente, a gente conseguiu concretizar”, disse a
gerente de comunicação da Uber, Atalija Lima. Segundo ela, a empresa está ciente da polêmica envolvendo os taxistas, mas que aposta no bom senso da categoria para
contornar a situação e manter a paz no Carnaval. Mesmo assim, a Uber informou estar em contato com a prefeitura da cidade e órgãos de segurança no intuito de garantir a integridade física dos condutores do aplicativo.

Sobre a polêmica em torno do Uber, o prefeito Professor Lupércio tentou apaziguar os ânimos. “Nosso Carnaval tem espaço para todo mundo. Afinal, teremos mais de 2 milhões de pessoas circulando nas ladeiras de Olinda", contemporizou.

Ônibus e estacionamento
Para quem vai de ônibus, há seis "Expressos da Folia" atendendo o folião que brincará em Olinda. São o Circular do Frevo, Circular Olinda, Shopping Recife/ Olinda, Shopping RioMar/Olinda, Plaza Shopping/Olinda e Shopping Tacaruna/Olinda. 

A Prefeitura disponibiliza o chamado "Estacionamento Legal", que funcionará na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco. Do estacionamento, que custará R$ 7,50 por veículo, o folião pode pegar um ônibus que o deixará mais perto da folia - o ponto de embarque e desembarque será na av. Presidente Kennedy, perto do Corpo de bombeiros. A passagem individual de ida e volta no ônibus será R$ 8.

Segurança
O prefeito de Olinda anunciou que a folia na cidade terá mais policiamento este ano. 
“O Governo do Estado prometeu 30% a mais de segurança em comparação a 2017. Estamos preparados, nossa Guarda Municipal está bem capacitada, a Central de Videomonitoramento também, com 38 câmeras. Polícias Militar, Civil e Bombeiros vão nos ajudar", afirmou Lupércio. Segundo ele, "será um Carnaval tranquilo, com muita limpeza, responsabilidade e segurança”.

Entre as ações de segurança para a folia, estão a base comunitária móvel de videomonitoramento, na Praça Monsenhor Fabrício; o efetivo de 60 guardas municipais por dia; a delegacia interativa, na sede da Secretaria de Segurança Urbana, no bairro do Varadouro; e seis plataformas de observação no Sítio Histórico. A Prefeitura ainda destacou o funcionamento da Central de Flagrantes, no Carmo, e o Grupamento de Bombeiros, na avenida Presidente Kennedy.

Veja também

Movimento tímido no primeiro dia de praias liberadas no Recife
Coronavírus

Movimento tímido no primeiro dia de praias liberadas no Recife

Com mais 1.131 casos nas últimas 24h, Pernambuco passa agora de 76 mil infectados pela Covid-19
Coronavírus

Com mais 1.131 casos nas últimas 24h, Pernambuco passa agora de 76 mil infectados pela Covid-19