Olinda confirma circulação de Uber durante o Carnaval 2018

Presidente da Câmara de Vereadores do município, Jorge Federal (PR), chegou a pedir à prefeitura que barrasse a entrada dos veículos do app em nome da mobilidade e segurança nos focos de folia

Coletiva de imprensa sobre o Carnaval de OlindaColetiva de imprensa sobre o Carnaval de Olinda - Foto: Renata Coutinho/Da editoria de Cotidiano

Está autorizada a circulação de Uber no Carnaval de Olinda em 2018. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa no município na tarde desta quarta-feira (31) e havia sido antecipada pela Folha de Pernambuco.

O secretário de Cultura, Gilberto Sobral, disse que Olinda está trabalhando para garantir uma convivência tranquila entre taxistas e condutores de Uber.

"A gente está superfeliz de estar finalmente no Carnaval de Olinda. Foi um amor que começou há um tempinho e, finalmente, a gente conseguiu concretizar”, disse a
gerente de comunicação da Uber, Atalija Lima. Segundo ela, a empresa está ciente da polêmica envolvendo os taxistas, mas que aposta no bom senso da categoria para
contornar a situação e manter a paz no Carnaval. Mesmo assim, a Uber informou estar em contato com a prefeitura da cidade e órgãos de segurança no intuito de garantir a integridade física dos condutores do aplicativo.

Sobre a polêmica em torno do Uber, o prefeito Professor Lupércio tentou apaziguar os ânimos. “Nosso Carnaval tem espaço para todo mundo. Afinal, teremos mais de 2 milhões de pessoas circulando nas ladeiras de Olinda", contemporizou.

Ônibus e estacionamento
Para quem vai de ônibus, há seis "Expressos da Folia" atendendo o folião que brincará em Olinda. São o Circular do Frevo, Circular Olinda, Shopping Recife/ Olinda, Shopping RioMar/Olinda, Plaza Shopping/Olinda e Shopping Tacaruna/Olinda. 

A Prefeitura disponibiliza o chamado "Estacionamento Legal", que funcionará na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco. Do estacionamento, que custará R$ 7,50 por veículo, o folião pode pegar um ônibus que o deixará mais perto da folia - o ponto de embarque e desembarque será na av. Presidente Kennedy, perto do Corpo de bombeiros. A passagem individual de ida e volta no ônibus será R$ 8.

Segurança
O prefeito de Olinda anunciou que a folia na cidade terá mais policiamento este ano. 
“O Governo do Estado prometeu 30% a mais de segurança em comparação a 2017. Estamos preparados, nossa Guarda Municipal está bem capacitada, a Central de Videomonitoramento também, com 38 câmeras. Polícias Militar, Civil e Bombeiros vão nos ajudar", afirmou Lupércio. Segundo ele, "será um Carnaval tranquilo, com muita limpeza, responsabilidade e segurança”.

Entre as ações de segurança para a folia, estão a base comunitária móvel de videomonitoramento, na Praça Monsenhor Fabrício; o efetivo de 60 guardas municipais por dia; a delegacia interativa, na sede da Secretaria de Segurança Urbana, no bairro do Varadouro; e seis plataformas de observação no Sítio Histórico. A Prefeitura ainda destacou o funcionamento da Central de Flagrantes, no Carmo, e o Grupamento de Bombeiros, na avenida Presidente Kennedy.

Veja também

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020
Mundo

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea
Universo

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea