Covid-19

Olinda e Paulista começam a vacinar os idosos a partir de 85 anos nesta quarta (27)

Pacientes acamados serão imunizados em suas residências

Vacina contra a Covid-19Vacina contra a Covid-19 - Foto: Pascal Guyo/AFP

Os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), iniciam, nesta quarta-feira (27), a campanha de vacinação contra a Covid-19 na população com idade a partir de 85 anos.

Em Olinda, neste primeiro momento, devem ser imunizados 3.840 residentes. Os olindenses devem realizar agendamento eletrônico para receber a vacina. A partir desta quarta, esse serviço estará disponível no endereço olinda.pe.gov.br. No primeiro dia de imunização, serão priorizados os pacientes acamados, incluindo os já cadastrados na Rede Municipal de Saúde. 

A partir de quinta-feira (28), a operação será expandida com um ponto no Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada, onde haverá um local para imunização na área interna, além da opção de drive-thru. 

Já o município de Paulista recebeu cerca de 3.140 doses do imunizante. 

Em Paulista, os idosos acamados também receberão a vacina de forma domiciliar. O responsável ou o próprio idoso deve entrar em contato com o Agente Comunitário de Saúde mais próximo da residência. Esse fará a solicitação junto à Secretária de Saúde do município para que a vacina seja providenciada. 

Aqueles que tiverem condições de ir até o local de vacinação poderão se dirigir a um dos pontos que estarão funcionando no município.

A partir das 9h desta quarta, haverá vacinação em três locais: o estacionamento do Shopping Norte (Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491, Janga), a Policlínica Adolpho Speck (R. Mimoso, 35, Artur Lundgren I) e a USF Ana Nery (R. José Pereira de Amorim, 120, Maria Farinha). 

Já a partir de quinta-feira(28), passará a funcionar também um drive-thru próximo à UPA de Jardim Paulista, no endereço Estrada do Frio, número 1000.

A vacinação dos idosos a partir dos 85 anos é com o imunizante desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e produzido pelo Instituto Serum, da Índia. Como o intervalo surgerido entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas, o reforço deverá ser com os lotes que serão produzidos no Brasil pela Fiocruz. 

 

Veja também

Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado na região central de São Paulo
Museu

Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado na região central de São Paulo

Frequências de 5G custarão até R$ 35 bi, mas União não deverá receber no leilão
5G

Frequências de 5G custarão até R$ 35 bi, mas União não deverá receber no leilão