Olinda ganha primeira escola municipal de ensino integral

Unidade de ensino com 200 estudantes do 6º ao 9º ano é primeira a receber o projeto

Escola Municipal Sagrado Coração de JesusEscola Municipal Sagrado Coração de Jesus - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

A cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), adotou o modelo de ensino integral. Primeira unidade de ensino a aderir o programa, a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Frei Afonso Maria, 199, no bairro do Amaro Branco, tem 200 estudantes do 6º ao 9º ano. Mais três escolas devem se tornar integrais até o fim do ano

A unidade foi toda requalificada e contará com atividades extra curriculares de artes, música e comunicação. As salas foram todas reformadas e agora estão climatizadas. Os alunos terão uma carga diária de oito horas (manhã e tarde) com direito a almoço e lanche.

Leia também:
Temer libera R$ 406 mi para implantar no país modelo pernambucano de escola integral
Aumenta o número de alunos do ensino médio em tempo integral


Uma solenidade foi realizada nesta sexta-feira (9) para celebrar a inauguração do ensino integral no município, com apresentações de capoeira e de uma banda marcial. A diretora pedagógica da escola, Karina Santana, falou sobre a expectativa do novo projeto pedagógico. "As aulas vão começar às 7h30 e irão até 17h. O aluno terá as aulas regulares e aulas de aprofundamento em oficinas voltadas para cultura, esportes e tecnologia. Iremos implantar também um projeto de rádio, televisão e cinema, para integralizar o ensino", destacou.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou cumprir com seu plano de governo e prometeu expandir o projeto para outras escolas. "Este é o pontapé inicial e pretendemos abrir outras escolas com tempo integral. Sabemos da importância do aluno se manter ocupado para não ser uma presa fácil para os traficantes. Essa é uma preocupação muito grande que temos em Olinda com famílias sendo devastadas pelas drogas", disse o chefe do executivo municipal.

Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus

Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus - Crédito: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Os matriculados em 2018 são 90% dos que já eram alunos do colégio no ano passado, segundo Karina. A diretora ressalta a importância do projeto além das salas de aula. "Passamos por um momento muito complicado em 2017 com uma juventude em situação de vulnerabilidade muito grande. Também estamos trabalhando com perspectivas de cidadania e dando uma oportunidade a esses adolescentes", acrescentou. A biblioteca, laboratório de informática e pátio foram requalificados e as salas de aula serão climatizadas.

A auxiliar administrativa Kátia Maria, de 52 anos, é mãe e tia de três estudantes do colégio e foi aluna, assim como seus irmãos. Ela destaca a transformação da unidade de ensino. "Acho que tivemos uma sorte. Ninguém dava nada por esse colégio antigamente. Tirei minha filha do colégio particular e minhas duas sobrinhas estão aqui. Não tenho palavras para descrever o quanto esse colégio mudou", disse.

O secretário de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto, destacou a busca pelo engajamento dos alunos. "Essa comunidade tinha alunos que não queriam vir para a escola. Era um local que funcionava apenas pela manhã e era completamente desacreditado. Desde maio do ano passado, estamos fazendo um trabalho para estimular esses jovens", disse.

"Essa escola terá o melhor Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do município. Olinda ocupa atualmente o 12º lugar na Região Metropolitana [do Recife], sendo a antepenúltima colocada", finalizou o secretário.

Veja também

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020
Mundo

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea
Universo

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea