Trânsito

Olinda realiza emissão do cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Ação, em alusão ao Maio Amarelo, ocorre nesta quinta e sexta (27 e 28) das 9h às 14h em Bairro Novo

A ação acontece das 9h às 14h, na Avenida Getúlio VargasA ação acontece das 9h às 14h, na Avenida Getúlio Vargas - Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação de Olind


Em alusão ao Maio Amarelo, movimento em prol da conscientização de segurança no trânsito,  a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda realizara emissão de cartão de estacionamento para pessoas idosas e com deficiência nas próximas quinta e sexta-feira (27 e 28). A ação acontece das 9h às 14h, na Avenida Getúlio Vargas, 808, Bairro Novo, Olinda, em frente ao Santander. 

O cartão de estacionamento é a credencial para utilizar a vaga a que tem direito. Os interessados devem levar identidade, CPF e comprovante de residência, além do laudo médico, no caso das pessoas com deficiência.  A iniciativa faz parte de um calendário de ações realizadas pelo município ao longo do mês, no intuito de alertar a população sobre a segurança viária. 

Segundo a engenheira de trânsito de Olinda, Thaisa Coutinho, é de grande importância que a população tenha consciência sobre não estacionar na vaga reservada. “A questão da vaga de deficiente e de idoso tem que ser respeitada pela população. Porque as pessoas não respeitam, é aquilo de ‘vou rapidinho em 10 minutinhos’ e deixam o carro lá estacionado. E não pode, vaga de deficiente é para deficiente e vaga de idoso é para idoso, todos sinalizados com cartão”, disse. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.

Ainda para a engenheira de trânsito do município, a demanda surgiu da grande quantidade de reclamações sobre as vagas ocupadas de forma indevida. “A nível de autuação a gente não  tem um percentual a se tratar, mas a nível de reclamação há muito. Isso faz com que os agentes de trânsito se desloquem para acabar autuando aquele carro, só que quando chega no local muitas vezes os carros não estão mais lá”, finalizou. 


Além desta atividade, mais duas estão previstas para o encerramento do Maio Amarelo. No próximo sábado (28)  haverá uma Blitz Educativa ao longo da manhã na avenida Presidente Kennedy e durante a tarde no Grito da República, Rio Doce. Para finalizar o mês de ações, será divulgado um vídeo motivacional nas redes sociais da Prefeitura sobre a campanha. 

Veja também

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Newsletter