Covid-19

Olinda recebe novos leitos pediátricos para tratamento de quadros respiratórios graves

Dos leitos abertos, dez são de terapia intensiva e dez de enfermaria

Pernambuco passa a contar com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria infantis Pernambuco passa a contar com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria infantis  - Foto: Helia Scheppa/PCR

Para atender mais pacientes com quadros respiratórios graves, no último sábado (5), começaram a funcionar 20 novos leitos pediátricos no Hospital de Referência à Covid-19 – Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque). Dos leitos abertos, dez são de terapia intensiva e dez de enfermaria. 

Em coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira (3), o secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou a abertura das novas vagas diante da aceleração da variante ômicron, em Pernambuco

“Desde o final do ano passado, já são 822 novos leitos, sendo 344 de UTI e ainda vamos abrir, nos próximos dias, cerca de 400 outras vagas no Estado. Mas só os esforços do governo não serão suficientes. Para frear a circulação viral e superar o vírus, precisamos do engajamento de todos, com o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados”, destacou o secretário. 

A Maternidade Brites de Albuquerque conta com 20 leitos de terapia intensiva e outros 20 de enfermaria para o atendimento infantil. Nos próximos dias, outros dez leitos pediátricos de UTI serão colocados em operação na unidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. 

Durante a coletiva, o gestor da pasta ressaltou a importância da vacinação das crianças contra a Covid-19 para prevenir os adoecimentos graves e óbitos pela doença nesta faixa etária. 

“Uma coisa é fato: só a proteção coletiva proporcionada pela vacinação vai frear o aparecimento de novos casos e a circulação de variantes, inclusive junto ao público pediátrico. E as crianças menores de cinco anos, que ainda não contam com a proteção das vacinas, só podem contar com a barreira ofertada pelas demais pessoas e com a oferta de assistência hospitalar especializada, com leitos próprios para o acompanhamento desses casos”, acrescentou.

Com a abertura dos novos leitos, Pernambuco passa a contar com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria, voltados para bebês e crianças com quadros respiratórios graves.

Veja também

Grupo Vice anuncia centenas de demissões
MUNDO

Grupo Vice anuncia centenas de demissões

Criminosos armados invadem casa e atiram em três crianças em Itamaracá; uma delas, de 9 anos, morreu
POLÍCIA

Criminosos armados invadem casa e atiram em três crianças em Itamaracá; uma delas, de 9 anos, morreu