Educação

Olinda retoma as aulas presenciais da rede municipal nesta segunda (13)

Escola Municipal de OlindaEscola Municipal de Olinda - Foto: Sandro Barros/Secom Olinda

A partir desta segunda-feira (13) o município de Olinda retoma as aulas presenciais. Depois de um ano e meio, parte dos alunos da Rede Municipal da cidade irá retornar, já que essa volta será feita de forma gradativa. De acordo com a prefeitura de Olinda, nesta segunda voltam os alunos dos segundo, quinto e nono anos do fundamental e dos Níveis IV e V da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As turmas serão divididas em grupos em modelo híbrido (presencial e remoto).

Dentro de um planejamento escalonado, a prefeitura informou que no dia 20 de setembro voltarão os alunos do terceiro, quarto e oitavo anos do Fundamental e os Níveis I, II e III da EJA. No dia 27 de setembro é a vez de retomarem o sexto e sétimo anos do Fundamental. Já no dia 4 de outubro voltarão as turmas do primeiro ano e o Grupo VI da Educação Infantil. No dia 11 de outubro é a vez do Grupo V da Educação Infantil. Por fim, no dia 18 de outubro, retornarão os Grupos I, II, III e IV da Educação Infantil. 

Os cuidados na retomada

A Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda (SEEJ) informou que tomou todos os cuidados para o cumprimento dos protocolos de saúde exigidos contra a Covid-19 para tornar a volta às aulas o mais segura possível. Ao chegarem, os estudantes receberão um kit com álcool em gel, máscara de proteção e uma garrafa tipo squeeze para consumo individual de água, já que os bebedouros estarão desativados.

Os professores usarão máscaras do tipo face shield. As escolas também vão contar com pulverizadores de ambiente, borrifadores e dispensers de álcool em gel. Os espaços que não poderão ser utilizados estão isolados com fitas e haverá demarcações no chão para manter o distanciamento social. Todas as pessoas que entrarem nas unidades escolares terão que passar pela verificação da temperatura. Durante todo o período de pandemia da Covid-19, as aulas da Rede Municipal de Olinda aconteceram em formato remoto.

Escolas do Recife

Na Capital pernambucana, a volta das aulas presenciais das escolas municipais ocorreu no dia 22 de julho passado. Também de maneira escalonada e com o ensino híbrido, no dia 22 retomaram as turmas do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. No dia 27 de julho, a retomada contemplou as turmas do quarto, quinto, sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental. E, por último, no dia 3 de agosto, foi a vez dos estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental, além das turmas da EJA e da Educação Infantil, com estudantes de creche e pré-escola.

Veja também

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados
Imunização

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Newsletter