UNIDADE MÓVEL

Olinda retoma exames de mamografia. Confira locais de atendimento

Primeiro dia de volta às atividades na Unidade Móvel da Mamografia registrou 30 testes

Atendimento já tem programação para todo mês de agostoAtendimento já tem programação para todo mês de agosto - Foto: Divulgação

O município de Olinda foi o primeiro no Estado a retomar os trabalhos, no novo normal, da Unidade Móvel da Mamografia, que reiniciou os atendimentos nesta segunda-feira (03) após a parada de quatro meses por conta da Pandemia da Covid-19. O atendimento já tem programação para todo mês de agosto. Neste primeiro dia, o equipamento funcionou na Policlínica Barros Barreto, na rua Doutor Justino Gonçalves, no Pátio do Carmo, realizando um total de 30 exames. O público alvo são pessoas de 50 até 69 anos no diagnóstico precoce do câncer de mama. 

A princípio, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação das Políticas Estratégias e da Saúde da Mulher programou para duas vezes na semana (segundas e quartas-feiras) atender à população nessa modalidade de exame. Serão disponibilizados 80 testes, sendo 40 pela manhã (8h) e 40 à tarde (14h), de forma espontânea. 

A diretora de Políticas Estratégicas, Patrícia Ferreira, pontuou que todas as recomendações serão respeitadas, como distanciamento social. "Também estamos medindo a temperatura das pessoas e realizando constantemente a higienização das mãos e de todo equipamento utilizado. A cada exame realizado está sendo feito a desinfecção da área e da máquina. A gente envelopou tanto a máquina quanto a escada de acesso para que pudéssemos fazer a higienização de forma mais adequada.", explicou.  

De acordo com a diretora, todas as unidades estão preparadas para os exames. “Fizemos uma visita em todas as unidades para saber como seria o andamento do serviço, para que não tivesse nenhum tipo de falha nem interrupções”, destacou. Os profissionais da Unidade Móvel disponibilizam álcool 70% e álcool em gel e estão todos preparados para que as mulheres não tenham contato com eles. A recepção fica na área externa e os assentos para as usuárias em espera terão distanciamento de 1,5 metro entre eles.  

Para a realização do exame, a equipe de recepção e atendimento está usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscara, proteção de acrílico ”face shield” e luvas descartáveis durante todo o trabalho. Para as pacientes e acompanhantes será obrigatório o uso de máscara e só será permitido o acesso do acompanhante ao local do exame caso a presença seja extremamente necessária. 

AGOSTO/2020

MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO. DEVE SER REALIZADA EM MULHERES NA FAIXA ETÁRIA DE 50 A 69 ANOS, CONFORME PRECONIZADO PELO INCA / MINISTÉRIO DA SAÚDE

DATA

DIA

HORA

LOCAL

ENDEREÇO

03/08/2020

SEGUNDA-FEIRA

8 ÀS 17HS

POLICLÍNICA BARROS BARRETO

R. Doutor Justino Gonçalves, s/n, Carmo

05/08/2020

QUARTA-FEIRA

8 ÀS 17HS

POLICLÍNICA RIO DOCE IV ETAPA

R. Trinta e um, nº 155 - Rio Doce V

10/08/2020

SEGUNDA-FEIRA

8 ÀS 17HS

 

USF AZEITONA I E II

R. Veleiro, nº 559, Peixinhos

12/08/2020

QUARTA-FEIRA

8 ÀS 17HS

USF BONSUCESSO I

Av. Mário Melo, nº27- Bonsucesso

17/08/2020

SEGUNDA-FEIRA

8 ÀS 17HS

USF SAPUCAIA II E III

Rua 02 de fevereiro, s/n - Aguazinha

19/08/2020

QUARTA-FEIRA

8 ÀS 17HS

POLICLÍNICA MARTAGÃO GESTEIRA

Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho

24/08/2020

SEGUNDA-FEIRA

8 ÀS 17HS

USF ASA BRANCA

Rua Araponga, 60- Rio Doce

26/08/2020

QUARTA-FEIRA

8 ÀS 17HS

USF COHAB PEIXINHOS I, II E III

Av Nacional, s/n - Peixinhos

31/08/2020

SEGUNDA-FEIRA

8 ÁS 17HS

USF AGUAS COMPRIDAS I E II

Estrada de Águas Compridas, s/n- Águas Compridas

Veja também

Academias da Cidade retomaram aulas presenciais
Saúde

Academias da Cidade retomaram aulas presenciais

Sem surpresas, Trump faz de discurso na ONU outro palanque eleitoral para convertidos
internacional

Sem surpresas, Trump faz de discurso na ONU outro palanque eleitoral para convertidos