Notícias

Olinda: saúde com esquema montado

Posto de atendimento, montado no Tricentenário, vai funcionar 24 h, durante os quatro dias do Carnaval

Foliões têm acesso a assistência de urgência e de prevenção à saúde Foliões têm acesso a assistência de urgência e de prevenção à saúde  - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda está com esquema especial montado para garantir a assistência de urgência e ações de prevenção e promoção à saúde dos foliões durante os dias de Carnaval. Em parceria com o Hospital do Tricentenário, um posto avançado foi montado na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo, que funcionará das 7h deste sábado até as 7h da Quarta-feira de Cinzas.

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson, avalia que o posto de atendimento na Policlínica vai tornar mais rápida a assistência ao folião. “Além do serviço que funcionará 24 horas do sábado até as 7h da quarta-feira, duas ambulâncias do Hospital do Tricentenário, uma básica e outra do tipo UTI, estarão na Policlínica Barros Barreto para transporte de pacientes”, explicou. Ele adianta ainda que, durante os dias de folia, a unidade terá também uma equipe de técnicos que realizará Testagem Rápida de HIV, das 12 às 18h. Seiscentos mil preservativos serão distribuídos durante os quatro dias de Carnaval.

A Vigilância Sanitária, que nas prévias capacitou os ambulantes e fiscalizou o comércio formal e informal da cidade, estará em atividade durante todo o Carnaval. Três barreiras sanitárias (Bairro Novo, Varadouro e Bonsucesso) serão montadas às 4h da madrugada para inspecionar a entrada dos alimentos que serão comercializados em bares, lanchonetes e meios de hospedagens.

Pela primeira vez, uma equipe do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda estará trabalhando no controle do Aedes Aegypti com a identificação e eliminação de criatórios. Os agentes também vão supervisionar e aplicar raticida em lugares estratégicos, controlar a qualidade da água para consumo humano e fiscalizar o programa de descarte de resíduos.

Veja também

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
Pandemia

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Reino Unido confirma transmissão local da varíola dos macacos
Doença

Reino Unido confirma transmissão local da varíola dos macacos