Olinda: saúde com esquema montado

Posto de atendimento, montado no Tricentenário, vai funcionar 24 h, durante os quatro dias do Carnaval

Foliões têm acesso a assistência de urgência e de prevenção à saúde Foliões têm acesso a assistência de urgência e de prevenção à saúde  - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda está com esquema especial montado para garantir a assistência de urgência e ações de prevenção e promoção à saúde dos foliões durante os dias de Carnaval. Em parceria com o Hospital do Tricentenário, um posto avançado foi montado na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo, que funcionará das 7h deste sábado até as 7h da Quarta-feira de Cinzas.

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson, avalia que o posto de atendimento na Policlínica vai tornar mais rápida a assistência ao folião. “Além do serviço que funcionará 24 horas do sábado até as 7h da quarta-feira, duas ambulâncias do Hospital do Tricentenário, uma básica e outra do tipo UTI, estarão na Policlínica Barros Barreto para transporte de pacientes”, explicou. Ele adianta ainda que, durante os dias de folia, a unidade terá também uma equipe de técnicos que realizará Testagem Rápida de HIV, das 12 às 18h. Seiscentos mil preservativos serão distribuídos durante os quatro dias de Carnaval.

A Vigilância Sanitária, que nas prévias capacitou os ambulantes e fiscalizou o comércio formal e informal da cidade, estará em atividade durante todo o Carnaval. Três barreiras sanitárias (Bairro Novo, Varadouro e Bonsucesso) serão montadas às 4h da madrugada para inspecionar a entrada dos alimentos que serão comercializados em bares, lanchonetes e meios de hospedagens.

Pela primeira vez, uma equipe do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda estará trabalhando no controle do Aedes Aegypti com a identificação e eliminação de criatórios. Os agentes também vão supervisionar e aplicar raticida em lugares estratégicos, controlar a qualidade da água para consumo humano e fiscalizar o programa de descarte de resíduos.

Veja também

Fiocruz esclarece negociação de doses prontas da vacina de Oxford
Coronavírus

Fiocruz esclarece negociação de doses prontas da vacina de Oxford

Presidente da União Química diz que estudos da Sputnik V devem começar logo após aval da Anvisa
Vacina

Presidente da União Química diz que estudos da Sputnik V devem começar logo após aval da Anvisa