Notícias

Olinda terá menos palcos no Carnaval

Número de estruturas será reduzido à metade este ano, em relação à folia passada. Serão disponibilizados mais sanitários, mas o esquema de mobilidade ainda não foi definido

Esquema do Carnaval de Olinda foi apresentado ontem à noite Esquema do Carnaval de Olinda foi apresentado ontem à noite  - Foto: Paullo Allmeida

 

Olinda vai diminuir à metade o número de palcos no Carnaval 2019 e incrementar a programação de rua. Essas foram algumas das novidades da folia de momo apresentadas, na noite dessa quarta (9), pelo secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, João Luiz, para representantes de agremiações e moradores da Marim dos Caetés, na sede da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca).

Segundo o gestor, foram identificados gastos excessivos para pequenos públicos em muitos polos da cidade e, por isso, foi pensado o remanejamento. Com essa economia, a ideia é utilizar o dinheiro da folia em outros projetos culturais e patrimoniais ao longo do ano. Ao invés de manter os 13 palcos do ano passado, a festa deste ano terá apenas sete. Uma novidade é um polo geek, onde será montado, entre outros equipamentos, uma arena para voo de drone e jogos eletrônicos.

Leia também:
Foliões de Olinda podem passar o Carnaval sem o Axé
Olinda reforça infraestrutura nas prévias de Carnaval

“Em 2017 gastamos o mínimo com o Carnaval. Em 2018 não gastamos nada, porque houve os patrocínios. Para 2019, o desafio é que haja superávit. Queremos que sobrem recursos para colocar parte no fundo municipal de cultura e outra parte no fundo de preservação”, disse João Luiz. O gestor comentou que o que foi gasto com os 13 palcos (luz, som e estrutura) correspondeu a mais de 30% de todos os valores do Carnaval passado. Contudo, o público em muitos deles não passou de 80 a 200 foliões por dia. “Um exemplo foi o polo do coco. Gastamos mais de R$ 300 mil com a estrutura, mas as 34 atrações que se apresentaram não custaram nem R$ 120 mil. É como se o prato estivesse mais caro que a comida”, exemplificou.

Com o remanejamento, haverá polos no Sitio de Seu Reis, que contará com o espaço infantil e geek; na praça da Abolição; rua do Sol; Alto da Sé; Largo do Rosário; Largo de Guadalupe; e um polo no chão, no Mercado Eufrásio Barbosa.

Outras novidades apresentadas foram um circuito de orquestras itinerantes, a ampliação de banheiros e ruas perfumadas com vaporizadores no Sítio Histórico. Sobre as orquestras, serão feitos cortejos com pequenas orquestras e passistas que sairão a cada 20 ou 30 minutos pelas ruas, não deixando o folião ansioso até a passagem de uma nova agremiação.

Sobre os banheiros, além de 340 equipamentos tipo cabine, a prefeitura quer implantar banheiros climatizados em contêineres, além de firmar parcerias com imóveis desocupados na área. Cinco ou seis vias deverão receber vaporizadores que, além de refrescar o folião, vão perfumar a cidade. Dirigentes dos blocos, no entanto, questionaram o esquema de mobilidade, que ainda está em formulação. “Infelizmente, a prefeitura não negocia isso conosco. Apenas apresenta. Não há troca”, lamentou a dirigente da agremiação Elefante de Olinda, Juliana Serretti.

 

Veja também

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia
MUNDO

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia

Newsletter