Habitação

Olinda receberá projeto de moradia popular premiado em concurso nacional de arquitetura

O projeto arquitetônico foi vencedor do Concurso Nacional de Ideias para Habitação de Interesse Sustentável, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional

Projeto arquitetônico será construído em OlindaProjeto arquitetônico será construído em Olinda - Foto: Divulgação/Cehab

Um terreno da Prefeitura de Olinda, localizado no bairro de Jardim Atlântico, será contemplado com um projeto de moradia popular inédito que beneficiará, por meio do programa Casa Verde e Amarela, 150 famílias de baixa renda.

O projeto arquitetônico foi vencedor do Concurso Nacional de Ideias para Habitação de Interesse Sustentável, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que buscou soluções inovadoras e viáveis de modelos de habitações de interesse social.

Nesta terça-feira (15), o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, e o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Bruno Lisboa, visitaram o local onde será construído o conjunto habitacional e assinaram o documento de interesse de contratação do protótipo que é de autoria do escritório Mira Arquitetos, de São Paulo, um dos ganhadores do concurso. 

"A proposta é que os projetos fugissem do padrão atual e focassem na sustentabilidade, eficiência energética e no conforto térmico das famílias de forma inovadora", destacou o secretário Alfredo Santos. O valor do empreendimento e a data de início das obras ainda não foram divulgados.

Além de Olinda, as cidades de Campo Grande (MS) e Londrina (PR) também receberão projetos vencedores do concurso, que serão financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

"A ideia é que essas construções garantam mais conforto ambiental com menos custo e menor consumo de energia e possam ser reproduzidas em larga escala", ressaltou Bruno Lisboa.

Sobre o projeto

Segundo o Governo de Pernambuco, o empreendimento contará com oito blocos de quatro pavimentos, sendo térreo e mais três andares. A cobertura será solta do corpo da edificação, atuando como um guarda-sol. A construção contará com poucos elementos, em bloco estrutural de concreto e com sistema convencional de vigas, pilares e lajes painel.

Beirais e varandas sombreiarão as fachadas garantindo proteção contra chuva, sem impedir a ventilação dos ambientes internos. Venezianas em chapa dobrada e perfurada irão controlar a incidência de radiação solar em todos os planos envidraçados.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter