COVID-19

Ômicron: Espera por leito no Rio pode ultrapassar dois dias

Na capital há somente 20 leitos para adultos na rede pública e 66 aguardando

Leito no Rio de Janeiro Leito no Rio de Janeiro  - Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

Leia também

• OMS considera 'plausível' que pandemia na Europa termine com a ômicron

• Movimentação intensa nos novos pontos de testagem para Covid-19; veja como agendar

• Ômicron é a variante que sobrevive por mais tempo na pele e em superfícies plásticas, mostra estudo

O crescimento vertiginoso de casos de Covid-19 na cidade do Rio já causa um estrangulamento na rede de saúde pública da capital. Dados do painel Covid-19 da prefeitura do Rio mostram que em média é preciso aguardar 57 horas, mais de dois dias para ser transferido a um leito de tratamento da doença. A espera pode chegar a quase 100 horas.

Anteriormente O Globo publicou que a espera máxima ultrapassava nove dias. Em contato com a reportagem a Secretaria municipal de Saúde explicou que a paciente que aguarda esse tempo na UPA de Magalhães Bastos está há dois esperando um leito de Covid mas já estava na unidade para cuidar de outra doença. Segundo a pasta, o sistema calcula todo seu tempo na regulação.

 

Dados do Censo Hospitalar da prefeitura do Rio mostram que há no final da tarde desta segunda-feira 27 leitos para o tratamento da Covid-19 livres na rede SUS da cidade — que contempla unidades municipais, estaduais e federais. Destes, somente 20 são para internação de adultos, sendo a metade de UTI e a outra vagas de enfermaria. No entanto, segundo o painel Covid-19, há 66 pessoas nas emergências públicas aguardando um leito.

Dos que aguardam por uma transferência, 32 estão em Centros Regionais de Emergência (CER), sendo oito na Barra da Tijuca, sete no Leblon, seis em Campo Grande, seis no Centro e outas cinco pessoas na unidade da Ilha do Governador.

O outro grupo está espalhado em 11 UPAs da cidade e nas emergências de outros seis hospitais da rede pública.

Ao todo a cidade do Rio tem nesta segunda-feira 927 pessoas internadas com coronavírus. Este número representa quase 16% de todos os internados na rede pública da capital.

Em todo o território fluminense há nesta segunda-feira 211 pessoas aguardando uma vaga para tratar a Covid-19 na rede pública. Segundo o painel do governo do estado, 100 pessoas esperam por um leito de UTI e outras 111 por uma vaga de enfermaria.

Ainda segundo o painel, o tempo médio de espera por uma transferência é de 24 horas para enfermaria de 14 horas para UTI. No entanto a demora do pedido da internação até a reserva da vaga pode passar de cinco dias nos casos mais leves e quase três dias para casos mais graves. 

O Globo entrou em contato com as secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio e aguarda um retorno.

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter