Covid-19

OMS: nível de vacinação anticovid na Europa está longe do suficiente para evitar novo surto

"Apesar de termos chegado longe, não fomos longe o suficiente", disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge

Diretor da OMS para a Europa, Hans KlugeDiretor da OMS para a Europa, Hans Kluge - Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Leia também

• A situação na Europa com a temporada de verão e a Covid-19

• Moderna pede autorização de vacina anticovid para adolescentes na Europa e Canadá

• Vacina da Pfizer recusada por Bolsonaro custava 50% do pago por EUA e Europa

O atual nível de vacinação na Europa não é suficiente para evitar um retorno da pandemia, advertiu nesta quinta-feira a unidade europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu aos países que evitem "o erro" que provocou o aumento de casos no verão de 2020.

De acordo com a unidade Europa da OMS, que inclui 53 países e territórios, alguns na Ásia Central, 30% da população da região já recebeu ao menos uma dose de um fármaco anticovid e 17% está completamente vacinada.

 

"Apesar de termos chegado longe, não fomos longe o suficiente", disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em uma entrevista coletiva.

"A vacinação está longe de ser suficiente para proteger a região de um novo surto. A distância até alcançar ao menos 80% de cobertura na população adulta ainda é considerável", completou.

Kluge afirmou que a região registrou uma queda geral de novos casos, hospitalizações e morte nos últimos dois meses.

Pela primeira vez desde o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) de 2020, na semana passada a região não superou 10.000 mortes por Covid em sete dias, segundo a OMS Europa.

Mas Kluge fez um apelo para que os países evitem o "erro" do verão do ano passado, quando suspenderam as medidas de restrição de maneira prematura.

"Durante o verão passado, os casos aumentaram gradualmente nos grupos jovens e passaram aos grupos mais velhos, contribuindo para um retorno devastador, confinamentos e perdas de vidas no outono e inverno de 2020", disse Kluge.

Ele pediu aos países que aprendam "as lições do ano passado", com uma ação rápida ante o crescimento de casos, ampliando os testes e o rastreamento de contatos, e "conseguindo rapidamente taxas elevadas de vacinação entre as populações mais vulneráveis".

Além disso, a OMS recordou sua preocupação com a circulação de novas variantes, como a Delta inicialmente detectada na Índia, que se suspeita ser mais contagiosa e mais resistente inclusive após a primeira dose da vacina.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter