Saúde

Ônibus de consulta móvel realiza orientação e testagem rápida de sífilis em Olinda

Atendimentos serão realizados à população de Bairro Novo, neste sábado (17), das 8h às 17h

Secretaria de Saúde de Olinda programou uma série de atividades gratuitas neste sábado (17)Secretaria de Saúde de Olinda programou uma série de atividades gratuitas neste sábado (17) - Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação de Olind

A Secretaria de Saúde de Olinda programou uma série de atividades gratuitas neste sábado (17), data alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita. O ônibus de consulta móvel realizará orientações sobre a doença e testagem rápida na Orla de Bairro Novo, em Olinda, das 8h às 17h. O terceiro sábado de outubro de cada ano é dedicado para mobilizações do dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita. A ação faz parte da programação semanal da secretaria, para enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento da doença.

O intuito da semana de mobilização é alertar a população para as formas de prevenção, tratamento e importância do diagnóstico precoce da doença.  “Quando levamos essas ações para a rua, a gente consegue captar muitas pessoas que nunca fizeram um testagem, e nem sabem o que é a sífilis. Então temos a oportunidade de informar aquela pessoa o que é a sífilis, como ela é transmitida, e a oportunidade de chamar aquela pessoa para fazer a testagem. E isso tem grande impacto na curva da sífilis, que no município de Olinda, desde 2018 vem caindo”, afirma Rebecka Barboza, enfermeira sanitarista e coordenadora do programa IST/Aids da Secretaria de Saúde de Olinda.

Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que passa por três estágios e pode se agravar caso não haja o tratamento adequado. O teste para diagnóstico deve ser realizado por todas as pessoas sexualmente ativas, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita, onde é passada da mãe infectada para a criança, pode causar o aborto, adoecimento e sequelas irreversíveis à criança. A doença tem cura e deve ser tratada corretamente por profissionais de saúde. O diagnóstico e tratamento são ofertados gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Locais da Ação

A ação ocorre no quiosque da saúde, localizado na Avenida Marcos Freire, nas proximidades da Praça do antigo Quartel do Exército, na orla de Bairro Novo. Além do quiosque da orla, as ações estarão acontecendo simultaneamente em seis unidades de saúde de atenção básica da rede municipal, como Cohab/Peixinhos, Caixa D’Água, Cidade Tabajara, Jardim Fragoso, Beira Mangue e  Jardim Brasil II; além da Policlínica João Barros Barreto (Carmo), Rio Doce II, São Benedito e da Mulher, no Varadouro.  

 

Veja também

Mutirão da Rede de Fisioterapia de Olinda atenderá 140 pacientes nesta terça-feira (27)
Saúde

Mutirão da Rede de Fisioterapia de Olinda atenderá 140 pacientes nesta terça-feira (27)

Vacina de Oxford gera 'resposta imune forte' em idosos, diz jornal
Covid-19

Vacina de Oxford gera 'resposta imune forte' em idosos, diz jornal