Mobilidade

Ônibus de três linhas do TI Joana Bezerra, no Recife, deverão sair com até 20 passageiros em pé

Grande Recife Consórcio pretende ampliar linhas e terminais com a restrição e promete reforço na fiscalização

TI Joana BezerraTI Joana Bezerra - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A partir da próxima segunda-feira (18), nos ônibus de três linhas do TI Joana Bezerra, na Zona Sul do Recife, só poderão embarcar até 20 pessoas em pé na saída do terminal, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte. Ao todo, serão, no máximo, 60 pessoas no coletivo, uma vez que cada veículo comporta 40 passageiros sentados. 

O órgão alega que a fiscalização será reforçada para garantir o limite e pretende ampliar a medida para outros terminais e linhas. A medida é para tentar reduzir a superlotação dos ônibus e conter a disseminação do coronavírus Sars-CoV-2.

De acordo com o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu, a restrição começará pelas linhas 080 - TI Joana Bezerra/Boa Viagem, 825 - Jardim Brasil/TI Joana Bezerra e 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra.

Facilitadores de embarque do consórcio e policiais militares ajudarão na fiscalização que, a princípio, será no horário de pico da manhã, entre 5h e 9h.
 

“O TI Joana Bezerra é um dos terminais mais críticos que temos. Estamos iniciando por ele e pretendemos fazer isso em algumas linhas de alguns terminais que têm excesso de passageiros em horário de pico”, explicou André Melibeu.

“Estamos levantando as linhas que embarcam mais de 20 passageiros em pé para que possamos estruturar para que isso possa ser viabilizado”, acrescentou o diretor do consórcio. 

Atualmente, alguns terminais integrados contam com duas filas: uma para os passageiros que embarcam e sentam e outra para quem embarca e fica em pé. “As filas vão ficar maiores. Se alguma outra linha tiver fila grande vamos buscar outra forma de retenção”, completou Melibeu.

O diretor informa que, neste mês de janeiro, até o momento, há uma retração na demanda pelos ônibus de 5% em relação a dezembro de 2020 - 74% da frota está em operação, sendo que 74 das 312 linhas estão nas ruas com 100% dos veículos, segundo o consórcio.

Nos principais corredores viários, onde os ônibus costumam embarcar grande quantidade de passageiros, o Grande Recife mantém equipes de fiscalização.
 
“Vamos tentar mitigar o problema da contaminação para equalizar a demanda com a oferta. Não é uma situação simples”, disse André Melibeu.

Questionado sobre ações do Grande Recife Consórcio para conter a disseminação do vírus da Covid-19, o diretor de Operações informou que os terminais receberão uma nova carga de álcool em gel adquirida pelo Governo do Estado e 10 mil máscaras para a distribuição. 

“Vai haver uma cobrança maior nos maiores terminais com as equipes de facilitadores. O álcool em gel está sendo distribuído de forma mais ampla E adquirimos 10 mil máscaras para serem distribuídas para quem não estiver usando”, finalizou André Melibeu.

Veja também

Dengue: vacinação pode levar oito anos até reduzir transmissão da doença, diz diretor da Opas
Saúde

Dengue: vacinação pode levar oito anos até reduzir transmissão da doença, diz diretor da Opas

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Newsletter