Ônibus em clima de São João circula pelas ruas do Recife nesta quarta

Nesta quarta-feira (19), o veículo a carácter vai aderir oito linhas e circular por várias áreas da RMR

Ônibus junino circula pelas ruas do Recife. Na foto, a passageira Ana Cristina que tocou triângulo com a banda. Ônibus junino circula pelas ruas do Recife. Na foto, a passageira Ana Cristina que tocou triângulo com a banda.  - Foto: Kleyvson Santos/ Folha de Pernambuco

Um triângulo e uma sanfona bastam para unir o cidadão recifense em um compasso junino e fazer um esquenta para o São João até nos locais mais inusitados, como no corredor estreito do transporte público. Nesta quarta-feira (19), motorista de ônibus, cobrador e passageiros entram em clima de festa e preparam uma quadrilha junina dentro do ônibus, com direito a música ao vivo, dança e vestimentas a caráter.

Das 6h30 até as 16h, o mesmo veículo vai aderir oito linhas e circular por diferentes áreas da Região Metropolitana do Recife. São elas: Córrego do Jenipapo; Vasco da Gama (Cabugá); Vasco da Gama (Afogados); PE-15 (Afogados); Beberibe/ Derby; Nova Descoberta/ Derby; Córrego do Inácio (Cais de Santa Rita) e Largo do Maracanã (Cais de Santa Rita).

Para quem pega o ônibus de forma rotineira, já se surpreende ao ouvir de longe o pé de serra que anima o coletivo. A professora Ana Cristina foi uma das passageiras que se deparou com uma quebra de rotina positiva e até arriscou tocar uma canção no triângulo junto à banda. “Eu achei muito bom, o Nordeste tem que ter animação, temos que valorizar nossa cultura, foi um projeto bem legal”, disse. 

Leia também:
Wesley Safadão é uma das atrações do São João de Petrolina desta quarta; Confira programação
Festas animam fim de semana junino no Recife
Doutores da Alegria celebram São Joãozinho no Hospital Oswaldo Cruz


Quem está por trás dessa iniciativa é a transportadora Globo, que coloca o ônibus decorado nas ruas do Recife pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a coordenadora de recursos humanos da empresa, Ravena França, o objetivo dessa ação é visar o “bem estar e a qualidade de vida dos usuários e dos colaboradores do transporte público, fugindo da rotina do dia a dia”.

Com roupas quadriculadas e adornos juninos nos cabelos, a cobradora Sônia Borges observa durante todo o dia a movimentação atípica do veículo. “Foi só diversão, já teve muita brincadeira com os passageiros, alguns já dançaram bastante, outros nos agradeceram pela festa”, conta.

O desejo dos transeuntes é que o clima de festa se estendesse por todo ano, como relata o vendedor Miguel Espineli, que até pensou ter entrado no ônibus errado. “Se fosse assim todo dia seria excelente, tá bom demais”, reforçou. 

Confira o itinerário completo: 

1ª viagem – 06h30 às 07h30 - do Terminal da Linha Guabiraba (Córrego do Jenipapo) até o Cais de Santa Rita;

2ª Viagem – 7h30 – 8h30 – Cais de Santa Rita ao Terminal da Linha Vasco da Gama (Cabugá);

3ª Viagem – 8h30 – 9h30 – Terminal da Linha Vasco da Gama (Afogados) até o Largo da Paz;

4ª Viagem – 9h30 – 10h30 – Terminal de Afogados até o Terminal da PE-15;

5ª Viagem
– 11h30 – 13h – Terminal da Linha Beberibe/Derby até a Estação Joana Bezerra;

6ª Viagem – 13h – 14h – Estação Joana Bezerra até o Terminal da Linha Nova Descoberta/Derby;

7ª Viagem – 14h – 15h – Terminal da Linha Córrego do Inácio até o Cais de Santa Rita;

8ª Viagem
– 15h – 16h – Cais de Santa Rita até o Terminal do Largo do Maracanã.

Veja também

Médicos favoráveis ao 'tratamento são ouvidos pela CPI no Senado
CPI da Covid

Médicos favoráveis ao 'tratamento são ouvidos pela CPI no Senado

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF
Justiça

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF