Ônibus em clima de São João circula pelas ruas do Recife nesta quarta

Nesta quarta-feira (19), o veículo a carácter vai aderir oito linhas e circular por várias áreas da RMR

Ônibus junino circula pelas ruas do Recife. Na foto, a passageira Ana Cristina que tocou triângulo com a banda. Ônibus junino circula pelas ruas do Recife. Na foto, a passageira Ana Cristina que tocou triângulo com a banda.  - Foto: Kleyvson Santos/ Folha de Pernambuco

Um triângulo e uma sanfona bastam para unir o cidadão recifense em um compasso junino e fazer um esquenta para o São João até nos locais mais inusitados, como no corredor estreito do transporte público. Nesta quarta-feira (19), motorista de ônibus, cobrador e passageiros entram em clima de festa e preparam uma quadrilha junina dentro do ônibus, com direito a música ao vivo, dança e vestimentas a caráter.

Das 6h30 até as 16h, o mesmo veículo vai aderir oito linhas e circular por diferentes áreas da Região Metropolitana do Recife. São elas: Córrego do Jenipapo; Vasco da Gama (Cabugá); Vasco da Gama (Afogados); PE-15 (Afogados); Beberibe/ Derby; Nova Descoberta/ Derby; Córrego do Inácio (Cais de Santa Rita) e Largo do Maracanã (Cais de Santa Rita).

Para quem pega o ônibus de forma rotineira, já se surpreende ao ouvir de longe o pé de serra que anima o coletivo. A professora Ana Cristina foi uma das passageiras que se deparou com uma quebra de rotina positiva e até arriscou tocar uma canção no triângulo junto à banda. “Eu achei muito bom, o Nordeste tem que ter animação, temos que valorizar nossa cultura, foi um projeto bem legal”, disse. 

Leia também:
Wesley Safadão é uma das atrações do São João de Petrolina desta quarta; Confira programação
Festas animam fim de semana junino no Recife
Doutores da Alegria celebram São Joãozinho no Hospital Oswaldo Cruz


Quem está por trás dessa iniciativa é a transportadora Globo, que coloca o ônibus decorado nas ruas do Recife pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a coordenadora de recursos humanos da empresa, Ravena França, o objetivo dessa ação é visar o “bem estar e a qualidade de vida dos usuários e dos colaboradores do transporte público, fugindo da rotina do dia a dia”.

Com roupas quadriculadas e adornos juninos nos cabelos, a cobradora Sônia Borges observa durante todo o dia a movimentação atípica do veículo. “Foi só diversão, já teve muita brincadeira com os passageiros, alguns já dançaram bastante, outros nos agradeceram pela festa”, conta.

O desejo dos transeuntes é que o clima de festa se estendesse por todo ano, como relata o vendedor Miguel Espineli, que até pensou ter entrado no ônibus errado. “Se fosse assim todo dia seria excelente, tá bom demais”, reforçou. 

Confira o itinerário completo: 

1ª viagem – 06h30 às 07h30 - do Terminal da Linha Guabiraba (Córrego do Jenipapo) até o Cais de Santa Rita;

2ª Viagem – 7h30 – 8h30 – Cais de Santa Rita ao Terminal da Linha Vasco da Gama (Cabugá);

3ª Viagem – 8h30 – 9h30 – Terminal da Linha Vasco da Gama (Afogados) até o Largo da Paz;

4ª Viagem – 9h30 – 10h30 – Terminal de Afogados até o Terminal da PE-15;

5ª Viagem
– 11h30 – 13h – Terminal da Linha Beberibe/Derby até a Estação Joana Bezerra;

6ª Viagem – 13h – 14h – Estação Joana Bezerra até o Terminal da Linha Nova Descoberta/Derby;

7ª Viagem – 14h – 15h – Terminal da Linha Córrego do Inácio até o Cais de Santa Rita;

8ª Viagem
– 15h – 16h – Cais de Santa Rita até o Terminal do Largo do Maracanã.

Veja também

Pandemia reduziu migração mundial em 30%, aponta ONU
Mundo

Pandemia reduziu migração mundial em 30%, aponta ONU

Familiares buscam cilindros de oxigênio salvar pacientes em Manaus
Pandemia

Familiares buscam cilindros de oxigênio salvar pacientes em Manaus