Ônibus: meia-tarifa só com VEM
Benefício deixará de ser concedido a quem paga em dinheiro. Medida pode começar no próximo dia 15
Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), a medida deve entrar em vigor no próximo dia 15. O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), gestor do sistema, porém, ainda não confirma a data e garante que a iniciativa será amplamente anunciada aos passageiros antes de começar a valer.
A nova regra foi estabelecida pela Resolução 014/2016, do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), em setembro do ano passado. O texto determinava que, a partir dali, quem utilizasse o VEM Comum também seria contemplado pela meia-passagem no primeiro dia da semana.
Antes, o cartão tinha a tarifa descontada por inteiro no validador das catracas dos coletivos, o que gerava reclamações de passageiros e chegou a pautar uma audiência na Câmara Municipal do Recife. A mesma resolução do CSTM, entretanto, determinou que, em 120 dias, o desconto de 50% não seria mais concedido para o pagamento em espécie. Nesse período de transição, que está terminando agora em janeiro, os passageiros poderiam adquirir o VEM Comum em terminais integrados ou no posto da Urbana-PE (ver arte) para não perder o benefício.
Dinheiro garantia o benefício desde 2004, quando a meia-tarifa entrou em vigor. A avaliação do setor, contudo, é de que, naquela época, a bilhetagem eletrônica não tinha a força de hoje. Além disso, a medida também é uma forma de reduzir a circulação de cédulas dentro dos ônibus e prevenir assaltos, conforme disse o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, em entrevista, ontem, à Rádio Folha FM 96,7. “É para incentivar o uso do cartão, tirar o dinheiro a bordo e ter mais segurança. Você compra o VEM Comum em terminais, com tranquilidade e tem o desconto garantido”, afirmou.
Apesar de elogiar o estímulo ao bilhete eletrônico, parte dos usuários critica a retirada de uma opção de pagamento da passagem. “É preciso fazer mudanças, como tirar o limite para o que é abastecido no VEM e aumentar os pontos de recarga”, opinou o passageiro Ednilson Mendonça, 54.
O GRCT esclareceu, entre outros pontos, que, com a medida, “linhas que operam sem cobrador passarão a contar com o benefício da meia-passagem aos domingos”.
Veja também

Tributos
Com crise em Manaus, governo recua e volta a isentar imposto sobre cilindro de oxigênio
