ONU destina 8 toneladas de insumos contra Covid-19 à América Latina

Os kits para combater a doença incluem materiais para profissionais da saúde, como máscaras, luvas, aventais, óculos e desinfetantes

Médicos utilizando e contando as máscaras cirúrgicasMédicos utilizando e contando as máscaras cirúrgicas - Foto: AFP

As Nações Unidas distribuíram oito toneladas de insumos de seu centro de operações no Panamá para combater a pandemia de Covid-19 na América Latina e no Caribe. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) informou que os suprimentos, que incluem "kits Covid-19", foram enviados para 24 países da região.

"A Covid-19 é uma emergência de saúde que requer uma resposta global, sendo o Panamá o centro de operações para a América Latina e o Caribe", disse Miguel Barreto, diretor regional do PMA, agência da ONU encarregada de gerenciar esse depósito humanitário.

Leia também:
OPAS prevê aumento de mortes pela Covid-19 em 3 a 6 semanas na América Latina
Saiba como se proteger contra o coronavírus com máscaras caseiras
EUA diz que não dificultaram envio de insumos para o Brasil

Os kits para combater a doença incluem materiais para profissionais da saúde, como máscaras, luvas, aventais, óculos e desinfetantes. Barracas multifuncionais também foram enviadas para diferentes países, de acordo com o comunicado da agência. Na América Latina, 1.353 pessoas morreram do novo coronavírus, que causou 35.842 contágios na região, segundo os dados mais recentes.

"Dada a suspensão de voos comerciais em todo o mundo, o estoque humanitário tem um papel muito mais importante nessa pandemia", disse Francisco Quesada, gerente do depósito. "Sempre buscamos que a remessa chegue ao destino dentro de 48 horas após a encomenda", acrescentou.

Em 2018, o Panamá abriu o primeiro centro de logística na América Latina para a rápida distribuição de ajuda humanitária em caso de desastres. O Centro Regional de Logística para Assistência Humanitária, localizado na antiga base militar dos EUA em Howard, a oeste da capital, ocupa 6,12 hectares. Deste centro, em 2019, foram destinadas à região 301 toneladas de suprimentos, incluindo barracas, escritórios pré-fabricados, veículos, purificadores de água e medicamentos.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Miss Roraima Teen morre aos 21 anos em cirurgia de emergência
Fatalidade

Miss Roraima Teen morre aos 21 anos em cirurgia de emergência

Brasil confirma 559.607 mortes por Covid-19
Boletim nacional

Brasil confirma 559.607 mortes por Covid-19