Investigação

Operação da Polícia Civil investiga esquema de fraudes em licitações de hospital do Recife

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em operação nesta quarta-feira (13)

amon Teixeira - gestor adjunto do DRACCO//Morgana Alves - diretora adjunta da DIRESP// Diogo Victor - delegado do DRACCOamon Teixeira - gestor adjunto do DRACCO//Morgana Alves - diretora adjunta da DIRESP// Diogo Victor - delegado do DRACCO - Foto: Reprodução/Polícia Civil

Foi deflagrada nesta quarta-feira (13), pela Polícia Civil, a operação Açambarque, que investiga um esquema de fraudes em licitações em um hospital público do Recife, que não teve o nome divulgado. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na capital e em São Lourenço da Mata

À frente da investigação estão os delegados Diego Victor, da Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), e Viviane Alves, da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECCOR). 
 
De acordo com a corporação, as investigações tiveram início após denúncias de que uma empresa estaria sendo beneficiada em licitações de compra de equipamentos e insumos. 
 
Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, o delegado Diego Victor detalhou parte do esquema identificado durante a gestão de 2017 e 2018 do hospital.  Segundo ele, as investigações identificaram o fracionamento de diversos produtos, para haver dispensa de licitação. Com isso, uma empresa era sempre beneficiada. Criada em agosto de 2018, no mês seguinte ela já era uma das principais fornecedoras do hospital. 

De acordo com as investigações, foi verificado que a empresa não possuía capacidade operacional, não tinha empregados e o endereço informado era desabitado.  

Entre os alvos da operação desta quarta-feira, estão três ex-funcionários da gestão do hospital e duas pessoas ligadas à fraude nas licitações. Ninguém foi preso. Documentos foram apreendidos e, de acordo com o delegado Diogo Victor,  serão analisados, para verificar se houve algum beneficiado. 

Veja também

Moradores fecham pista da Av. Agamenon Magalhães após fio de alta tensão cair em rua da Zona Norte
Recife

Moradores fecham pista da Av. Agamenon após fio de alta tensão cair em rua da Zona Norte

Índia proíbe plásticos de uso único para combater o desperdício
Meio Ambiente

Índia proíbe plásticos de uso único para combater o desperdício