Operação do Exército e polícias percorre BR-101 para retirar bloqueios na RMR
De acordo com o general Heber Garcia Portela, chefe do estado maior do Comando Militar do Nordeste (CMN), a operação está sendo realizada em todo a região para minimizar os efeitos da falta de abastecimento
Uma operação conjunta do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros vai percorrer a BR-101, na Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (30), para desmobilizar pontos de bloqueios de caminhoneiros ao longo da rodovia. De acordo com o general Heber Garcia Portela, chefe do estado maior do Comando Militar do Nordeste (CMN), a Operação Corredores Livres está sendo realizada em todo a região para minimizar os efeitos da falta de abastecimento. Em Pernambuco, a ação conta com cerca de 100 agentes.
De acordo com o general, não está havendo resistência por parte dos caminhoneiros em pontos onde a operação já atuou em outros estados. "Eles entendem que é o Exército Brasileiro que está ali e a nossa presença caracteriza a necessidade de transportar itens básicos e essenciais para a população", disse.
Leia também:
Circulação de caminhões com combustível já chega a 60%, diz associação
Estradas no país têm 540 pontos de obstrução, diz ministro
O general Carlos Pontual, responsável pelo operacional em Pernambuco, informou que as atividades devem ser concluídas no fim do dia. "Não temos mais pontos de bloqueio significativos no Estado. Há diversos caminhões ao longo da via, mas estão no acostamento, não estão bloqueando. A operação percorrerá todo o eixo e, sempre que houver interrupção, as vias serão liberadas", ressaltou.
Na manhã desta quarta, após decisão judicial, os caminhões que estavam estacionados na avenida que dá acesso ao Porto de Suape foram retirados do local. O Exército permanece no local. "Vamos ficar em Suape até ter a segurança de que o movimento não voltará para lá", pontuou o general Pontual.
Veja também

Polêmica
Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas
