Polícia

Operação encontra ligação entre estabelecimentos que comercializam sucatas e furtos na RMR

Ação teve como objetivo encontrar paradeiro de materiais furtados do Consórcio Grande Recife, Celpe e operadoras de telefonia

Materiais apreendidos na operação Tentáculos IIMateriais apreendidos na operação Tentáculos II - Foto: PCPE/Divulgação

Uma operação da Polícia Civil, denominada Tentáculos II, identificou 25 estabelecimentos suspeitos de receptação de furtos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Iniciada no mês de setembro, a investigação tinha por objetivo fiscalizar estabelecimentos de venda de sucata. 

A suspeita era de que estes pontos de comércio poderiam estar receptando produtos de furtos, como cabos de linhas de trem, fios de linhas telefônicas e cabos de fornecimento de energia. 

De acordo com o delegado Antônio Barros, a ação atendeu a uma demanda para reprimir esse tipo de ocorrência. "Há um número crescente, desde o início do ano, de ocorrência de furto de diversos materiais de cobre, de comunicação e telefonia, de estações de BRT", informou. 

Foram realizadas oito prisões durante a operação. Os crimes principais são de receptação de objetos roubados e furto de energia. O delegado ainda salientou que a operação, por ser a segunda do tipo realizada neste semestre, já encontrou um número menor de produtos furtados.

"A gente já consegue identificar que as empresas estão com mais receio, as que estão agindo de forma irregular. A polícia já está tendo um pouco mais de dificuldade de encontrar o material ilícito. E é isso que a gente quer. O sucesso da operação para todos nós não é fazer prisões e apreensões a cada operação, é chegar na operação e ter o resultado zero".

Empresas de telefonia, o Consórcio Grande Recife e a Celpe participaram da ação, responsabilizando-se pela logística de transporte dos materiais encontrados relativos às suas empresas. Foram 139 profissionais do Grande Recife, Celpe e empresas de telefonia e 242 profissionais das forças de segurança, entre policiais civis; policiais mlitares; Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.

Os estabelecimentos autuados na operação Tentáculos II estavam localizados na Imbiribeira, Ibura, Boa viagem, Afogados, Jiquiá, San Martin, Muribeca, Prazeres, Cajueiro Seco, Piedade, Fragoso, Rio Doce e Arthur Lundgren.

Veja também

Dengue: vacinação pode levar oito anos até reduzir transmissão da doença, diz diretor da Opas
Saúde

Dengue: vacinação pode levar oito anos até reduzir transmissão da doença, diz diretor da Opas

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Newsletter