A-A+

Operação mira fraudes em licitações de alimentos em Paulista

Foram cumpridos dois mandados de prisão, cinco afastamentos de funções públicas e 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, em Paulista, na RMR

Secretário de Políticas Sociais da Prefeitura de Paulista está envolvido no esquema criminoso, segundo a PolíciaSecretário de Políticas Sociais da Prefeitura de Paulista está envolvido no esquema criminoso, segundo a Polícia - Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

A operação ‘Convescote’, desencadeada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), desarticulou uma organização criminosa especializada em crimes de fraudes em licitações, na manhã desta terça-feira (28).

O delegado Jean Rockfeller, diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), explicou o caso. “Os empresários se juntavam para direcionar as licitações, basicamente de gêneros alimentícios, destinados para locais de acolhimento. Eles, muitas vezes, não entregavam os objetos e materiais. E, quando entregavam, o faziam com qualidade inferior e até em mesmo com a validade vencida”, explicou.

Uma quantia de R$ 230 mil foi encontrada e apreendida na casa do pregoeiro - pessoa que conduz a licitação - envolvido no esquema. Até agora, cinco carros também foram apreendidos. Ainda segundo o delegado, foi solicitado o afastamento de cinco funcionários, dentre eles, do Secretário de Políticas Sociais, José Augusto da Costa.

Essa é a 43ª operação de Repressão Qualificada do ano. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão, cinco afastamentos de funções públicas e 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Leia também:
Operação desarticula bando que matou o empresário Mário Gouveia
Grupo suspeito de tráfico interestadual de drogas no Sertão é alvo de operação

Polícia detalha saldo da operação Mar Aberto

O total de cinco crimes começaram a ser investigados em janeiro deste ano: fraudes em licitações, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, e associação criminosa.

Ao todo, 80 policiais civis foram empenhados na operação, dentre delegados, agentes, escrivães. A operação é vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco).

Veja também

Avenida Visconde de Jequitinhonha, no Recife, ganha faixa exclusiva para ônibus
Faixa azul

Avenida Visconde de Jequitinhonha, no Recife, ganha faixa exclusiva para ônibus

Prêmios Nobel 2021 de Literatura e Ciências serão entregues nos países dos agraciados
Prêmio Nobel

Prêmios Nobel 2021 de Literatura e Ciências serão entregues nos países dos agraciados