Operação notifica 54 estabelecimentos por descumprirem decreto de quarenta no Recife

Ação coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano ocorreu nesta terça-feira (19), em Nova Descoberta. Dezoito não prestavam serviços essenciais.

Lojas que não operam serviços essenciais são obrigadas a fechar na quarentenaLojas que não operam serviços essenciais são obrigadas a fechar na quarentena - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Mesmo após o decreto que institui a quarentena compulsória no Recife e em outras quatro cidades da Região Metropolitana, os índices de isolamento social na Capital, epicentro da pandemia no Estado, têm resistido a aumentar de forma significativa. Nesta terça-feira (19), 54 estabelecimentos comerciais localizados no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte da Cidade, foram autuados pela Prefeitura por descumprimento das normas previstas pela determinação.

A ação de fiscalização foi realizada no entorno da Feira Nova e do Mercado Público do bairro e envolveu 100 servidores de órgãos como a Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), a Guarda Municipal e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semob), dos 54 estabelecimentos notificados, 18 não prestavam serviços considerados essenciais.

Leia também:
Isolamento social em Pernambuco cai no primeiro dia útil da quarentena
Pernambuco tem melhor adesão ao isolamento social em sete semanas


Entre eles, estavam barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, vidraçarias e lojas de conserto de celulares. Os outros 36 têm permissão para funcionar, mas tiveram que se adequar às regras do decreto, que obriga o uso de máscara pelos funcionários, disponibilização de álcool em gel e organização para garantir o distanciamento entre os clientes em atendimento.

No fim de semana, a Prefeitura realizou outra operação no centro comercial de Casa Amarela, onde identificou 22 estabelecimentos em situação irregular. Com isso, o número de lojas notificadas chegou a 76 desde que o decreto entrou em vigor, no último sábado. Ainda segundo a Semob, na ação em Nova Descoberta, equipes da secretaria realizaram o controle na entrada do mercado público e distribuiu 2 mil máscaras para comerciários e clientes, que também receberam álcool em gel. Além disso, o órgão informou que foi feito um trabalho de ordenamento das filas para que sejam respeitadas as normas de distanciamento social.

Os estabelecimentos de serviços essenciais que insistirem em descumprir o decreto podem ser obrigados a fechar. No entanto, a assessoria de imprensa da Semob informou que o objetivo das operações é conscientizar os lojistas e que, até agora, todos os comerciantes se adequaram no momento da notificação.

Números
Epicentro da pandemia em Pernambuco, o Recife confirmou, ainda nesta terça, 514 novos casos da doença e 38 mortes em 24 horas. Ao todo, o município registrou 10.561 pacientes infectados e 682 óbitos. Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Nova Descoberta e Casa Amarela estão entre os bairros da Zona Norte com os maiores índices de contaminação. O primeiro apresenta 103 casos e 22 mortes, enquanto o segundo tem 154 infectados e 15 mortos.

Veja também

Mulher procurada pela Justiça de Goiás por estelionato é detida em Petrolina
Pernambuco

Mulher procurada pela Justiça de Goiás por estelionato é detida em Petrolina

Uruguai vai aplicar 3ª dose da vacina da Pfizer em quem tomou duas da Coronavac
Vacinação contra Covid-19

Uruguai vai aplicar 3ª dose da vacina da Pfizer em quem tomou duas da Coronavac