Fiscalização

Paralisada mineração ilegal em área de preservação ambiental de Igarassu

Agentes da CPRH também perceberam indícios de descarte inadequado de óleo utilizado nas máquinas que operavam no local

A operação estava sendo desenvolvida irregularmenteA operação estava sendo desenvolvida irregularmente - Foto: Divulgação

A equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) paralisou, nesta quarta-feira (24), uma operação que retirava areia em uma Área de Preservação Ambiental (APP), nas proximidades da praia de Mangue Seco, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. 

A equipe estava apurando uma denúncia de maus tratos e de caça de animais silvestres, quando se deparou com a situação: máquinas faziam as escavações e caminhões faziam o transporte do material. De acordo com a equipe, cerca de 15 hectares da área estão degradados. A ação foi realizada com o apoio de policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

Além disso, os agentes também perceberam indícios do descarte inadequado do óleo utilizado nas máquinas que operavam no local. "Encontramos vestígios de que o óleo estava sendo depositado próximo à área alagada, o que pode acarretar problemas, como a contaminação do solo e do lençol freático", comentou o gerente do setor de Gerenciamento, Agricultura e Mineração, André Otelo.

 “A operação estava sendo desenvolvida irregularmente, sem a licença ambiental da CPRH e causando sérios impactos negativos ao meio ambiente, inclusive com a derrubada de árvores da Mata Atlântica. De acordo com informações das pessoas que estavam no local, a responsável pelo empreendimento é moradora do Recife e a CPRH fará chegar à mesma o auto de constatação”, explicou o gerente da Unidade de Gestão em Fauna, Iran Vasconcelos. 

Ele afirmou também que será aplicada uma multa, cujo valor será decidido na quinta-feira (25), pois será uma avaliação conjunta de duas diretorias da Agência, tendo em vista que as infrações cometidas, como mineração e desmatamento, são fiscalizadas por equipes distintas.

A CPRH paralisou a atividade e apreendeu um caminhão e três máquinas que estavam operando no local, no momento da fiscalização.

 

Veja também

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea
NATUREZA

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Newsletter